O CRAS AGORA TEM SEDE PRÓPRIA

O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) está de endereço novo e definitivo. Se antes, o Cras dividia espaço com outros estabelecimentos, agora ele tem uma sede própria a partir de investimento com recursos próprios da Prefeitura de Upanema.

A abertura da nova sede foi feita na manhã desta quinta-feira, 03, como parte das atividades do Dia D de Combate às Drogas realizado pela prefeitura, através da Secretaria Municipal da Assistência Social e em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Educação, Cultura e Desporto.

A solenidade de abertura das novas instalações do Cras contou com a participação do vice-prefeito Juninho; secretários Antônio Francisco Cândido (Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano), Rivanda Bezerra (Assistência Social), Benjamim Bento (Saúde), André Teixeira (Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente), Leonilde Sobral (Educação) e Kátia Medeiros (Planejamento e Finanças); presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Josadaque Carlos; articuladora do Selo Unicef em Upanema, Josenilda Costa; representantes da Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas); ex-vereadores, coordenadores municipais, outros servidores e população em geral. O prefeito Luiz Jairo estava em Natal assinando um convênio da Educação e não participou.

A nova sede do Cras conta com uma ótima estrutura formada por recepção, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, salas de administração, de escuta para atendimento de psicólogos e assistentes sociais e de uso coletivo, além de copa.

Rivanda Bezerra agradeceu ao apoio do prefeito Luiza Jairo para tornar a nova sede uma realidade e destacou que ela foi preparada com o objetivo de acolher da melhor forma possível todas as pessoas que precisarem de assistência social. “Todos os grupos que os nossos técnicos acompanham serão recebidos de braços abertos, bem como todos aqueles que se encontrarem em condições de vulnerabilidade. Não temos o remédio propriamente dito, mas temos profissionais competentes que podem ajudar à população em muitas situações”, ressaltou.

Representando a governadora Rosalba Ciarlini, o coordenador estadual do Programa Bolsa Família e Cadastro Único, Jairo Bezerra Maia, disse que a sede do Cras estava de acordo com as normas exigidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e destacou a importância da mobilização contra às drogas realizada pela prefeitura. “As drogas estão devastando cada vez mais os jovens, provocando violência, miséria e o crime. É muito importante que a prefeitura faça esse alerta”, elogiou.

O vice-prefeito Juninho, que também representou o prefeito Luiz Jairo, disse que o dia era muito especial pela luta que a prefeitura estava travando contra as drogas e também pela entrega da nova sede do Cras. “Hoje é um dia muito importante para toda a população de Upanema, porque estamos recebendo a nova sede do Cras, que foi reformada com recursos próprios e disponibilizada à população, e também pela luta contra as drogas. Mães e pais de família devem procurar se informar sobre o que os seus filhos estão fazendo, seja na escola e, principalmente, fora dela, para prevenir que eles se envolvam com coisas erradas como as drogas”, enfatizou.

Os secretários André Teixeira e Leonilde Sobral também falaram e enalteceram a importância do investimento feito pela prefeitura para melhorar a assistência social em Upanema.

Mais tarde, durante a palestra do Dia D, o prefeito Luiz Jairo observou que o Cras antes não tinha sede e vivia trocando de lugar. “Agora, o Cras tem sede própria. A população agora sabe onde ir na hora que precisar de assistência, pois antes quem precisava ficava procurando onde o Cras funcionava”, valorizou.

O Dia D de Combate às Drogas começou logo cedo com alvorada e apresentação da Banda Filarmônica Ivaldete Basílio e da Fanfarra Ritmos d Alegria pelas ruas de Upanema, convocando a população para participar e realizar uma grande mobilização contras às drogas.

Também foram realizadas, durante o dia todo, oficinas para os técnicos da Assistência Social com Jairo Bezerra Maia, Yara Maria (coordenadora estadual da Proteção Social Básica), Erika Thaliane Ângela de Araújo (técnica de referência) e Catarina de Medeiros Dantas (técnica de referência do BPC).

Deixe um comentário