QUASE 600 ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PARTICIPAM DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

Upanema participou com quase 1.500 estudantes da primeira fase da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Desses, 577 são da rede municipal de ensino, das escolas municipais Maria Gorete e Vicente de Paula Rocha. Os outros participantes são das escolas estaduais Calazans Freire e Alfredo Simonetti.

As provas, com 20 questões objetivas, foram aplicadas na última terça-feira, 27, e os 5% com as melhores pontuações passaram para a segunda fase, a ser realizada no dia 13 setembro.

A segunda fase define os medalhistas e ganhadores de menções honrosas. A prova terá seis questões dissertativas, na qual o estudante precisa explicar os cálculos e o raciocínio utilizados.

A relação dos alunos premiados será divulgada no dia 1° de dezembro, no site da Obmep. Em 2014, serão 500 medalhistas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de 46.200 ganhadores de menções honrosas. Também recebem prêmios os professores, escolas e secretarias de educação dos municípios que se destacam pelo desempenho dos alunos.

No ano passado, Upanema conquistou diversos prêmios na OBMEP. Foram três medalhas – uma de ouro, uma de prata e outra de bronze – e oito menções honrosas para os alunos; além de premiação para dois professores e uma escola.

Ganhadora de uma Menção Honrosa em 2013, a estudante da escola Maria Gorete, Deborah Raabe Rocha Firmino, está classificada para a segunda fase da olimpíada e promete que agora vai brigar por uma medalha. “Estava ansiosa para fazer a prova e tentar passar para a segunda fase. Por isso, estava com um pouco de medo, mas tentei responder todas as questões e deu tudo certo. Agora, vou estudar mais e me preparar para a segunda fase”, relatou.

Deborah agradeceu ao apoio e incentivo dos colegas, professores, direção do Maria Gorete e Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto. “Estamos tendo total apoio da escola e, em especial, dos professores Disneylândia Medeiros e Josiel Gondim, que nos dão aulas de reforço”, ressaltou.

A secretária da Educação, Cultura e Desporto, Leonilde Sobral, destacou que a OBMEP está colocando o nome de Upanema em um lugar de destaque na educação e que é um desejo da prefeitura ver mais estudantes, professores e escolas da cidade recebendo prêmios. “Estamos procurando várias formas de apoiar e incentivar a participação. Neste ano, por exemplo, a prefeitura disponibilizou um ônibus para que os estudantes da escola do Pereiros, na zona rural, pudessem vir para o Centro para as aulas de reforço durante à noite”, argumentou.

Este ano, em todo o Brasil, a OBMEP conta com inscrições de 46.712 escolas, de 5.533 municípios, com estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nos níveis 1 e 2, além dos alunos do ensino médio, que fazem a prova do nível 3.

Deixe um comentário