PREFEITURA REFORÇA COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

A Prefeitura de Upanema, através da Secretaria de Saúde, reforçou as ações de combate ao mosquito causador da dengue, o Aedes aegypti. Além de intensificar o trabalho dos agentes de endemias na cidade, a prefeitura está preparando uma campanha para convocar e conscientizar a população sobre o seu papel no combate os mosquito.

O trabalho dos agentes de endemias é realizado de segunda e sexta-feira e inclui a verificação de todos os reservatórios de água, a eliminação de possíveis criadouros, aplicação de larvecida e distribuição de piabas, que atuam na eliminação do Aedes aegypti.

Além disso, a prefeitura também está fazendo o controle do mosquito através do levantamento periódico do Índice de Infestação Predial, que aponta a quantidade de imóveis que estão com larvas do mosquito. Esse levantamento faz parte das ações de combate a dengue do Ministério da Saúde.

O secretário de Saúde, Benjamin Bento, informou que os agentes de endemias também realizam um trabalho de conscientização da população. “A prefeitura tem se esforçado para combater a dengue, mas as ações só surtirão efeito com a colaboração de todos”, argumentou.

A prefeitura também está contando com a consultoria do coordenador regional do Programa de Controle da Dengue a II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), Lázaro França, que tem larga experiência no combate a dengue. “Estamos somando forças, mas a população deve ficar consciente que somente com a sua participação vamos derrotar o mosquito”, ressaltou Benjamin Bento.

O esforço da prefeitura vem surtindo efeito desde o ano passado. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual de Controle da Dengue, os casos de dengue, em 2013, caíram mais de 70%, de 54 casos registrados em 2012 para “apenas” 15.

Deixe um comentário