PREFEITURA DE UPANEMA QUALIFICA E CERTIFICA 60 PESSOAS PARA O MERCADO DE TRABALHO

A Prefeitura de Upanema concluiu nessa sexta-feira, 23, a qualificação de 60 pessoas para o mercado de trabalho nos cursos de Corte e Costura, Pintura em Vidro, Decoupagem e Confecção de Flores em EVA.

Através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social, a prefeitura também certificou os participantes, em sua absoluta maioria mulheres (apenas três homens participaram dos cursos), em cerimônia realizada no Centro de Convenções Alex de Oliveira Neto.

A solenidade de entrega dos certificados contou com a participação do prefeito Luiz Jairo; secretária municipal da Assistência Social, Rivanda Bezerra; representantes do NDS Manoel França (Diretor) e Helena Lins (coordenadora de Capacitação); instrutores Nadja Maria (Decoupagem), Elinde Alves (Corte e Costura) e Jean Frank (Flores em EVA e Pintura em Vidro); alunos dos cursos e seus familiares; coordenadores municipais; e população em geral.

Os produtos confeccionados durante os cursos foram expostos no Centro de Convenções e todos puderam conferir a beleza e a qualidade dos produtos, que asseguram o sucesso inicial da iniciativa da prefeitura.

Antes da Cerimônia de entrega dos certificados, o público presente acompanhou as apresentações musicais do trio Nilton César (sax), Allan Erick (baixo) e Metuzael (bateria), além da Banda Filarmônica Ivaldete Basílio, que homenageou as mulheres com a execução da música “Mulher”, de Erasmo Carlos. O aluno do curso de Corte e Costura, Deurivânio Santos, também se apresentou com a música “Amigos para sempre”, que foi cantada, de pé, por todos os presentes.

Os alunos de todos os cursos também renderam homenagens aos instrutores e presentearam Luiz Jairo e Rivanda Bezerra com produtos confeccionados nos cursos, como caixinhas de presentes, panos de prato e flores em EVA.

Representando todos os alunos, Patrícia Kelly agradeceu a Luiz Jairo, Rivanda Bezerra e a instrutora Nadja Maria pela oportunidade de participar de cursos “nunca oferecidos na cidade”. “Temos que agradecer a todos que contribuíram para a realização desses cursos e também aos nossos colegas pelo incentivo para concluirmos as aulas. Foi muito bom poder participar e, como todos estão dizendo, vamos aproveitar o conhecimento adquirido para gerar renda”, colocou.

Nadja Maria ressaltou que ministrar o curso de Decoupagem em Upanema foi um presente, pela oportunidade e pela turma que ela encontrou. “Foi o meu primeiro curso depois que superei um tratamento contra o câncer. E encontrei uma turma ótima, com pessoas talentosas e que estão dispostas a investir naquilo que aprenderam. Fui informada, até, que uma aluna já foi a Mossoró comprar material para iniciar a sua produção. Isso é muito gratificante e que todas possam seguir o mesmo caminho”, salientou.

Para Manoel França, a realização dos cursos foi um momento ímpar para todos os participantes. “Nunca é tarde para conhecer e aprender. Eu gostaria que os alunos continuassem estudando, pois é o estudo que vai ajudar a tosos eles”, atentou.

Rivanda Bezerra disse que era com muita felicidade que participava da certificação de todos os alunos, ato que era o reconhecimento do desenvolvimento deles ao longo dos cursos. “Temos a certeza que esses cursos se transformaram em sabedoria e, muito em breve, gerarão renda para todos”, ressaltou.

A secretária acrescentou que é uma preocupação da prefeitura poder contribuir para melhorar a vida de cada um. “Há algum tempo, a secretaria vem trabalhando com crianças e adolescentes, mas, neste ano, planejamos oferecer oportunidades aos pais e aos jovens que também já passaram por lá, para que busquem uma alternativa melhor, oportunidades de trabalho e renda. E a gente viu que isso só é possível com a qualificação dessas pessoas”, pontuou.

Luiz Jairo destacou que é sempre bom participar de eventos que abrem oportunidades para as pessoas. “Esse cursos possibilitaram que os participantes agregassem um conhecimento, uma atividade de trabalho que poderá, até, se transformar na atividade de trabalho de cada um”, ressaltou.

O prefeito argumentou que a capacitação tem sido algo constante na atual gestão municipal, em todas as secretarias. “Nós investimos porque entendemos que a capacitação é a forma de abrir oportunidades, de dar condições para as pessoas poderem abrir o mercado de trabalho, seja formal ou informal, como autônomo, botando em prática o conhecimento adquirido nos cursos de qualificação”, argumentou.

Luiz Jairo disse ainda que os relatos dos instrutores falando dos talentos de grande parte dos alunos confirmam que os cursos foram um sucesso. “Os produtos aqui apresentados e as homenagens prestadas pelos alunos aos instrutores mostram que os cursos transcorreram muito bem e que os resultados já podem ser mensurados”, afirmou.

Luiz Jairo adiantou que a prefeitura vai estudar uma forma de valorizar os produtos confeccionados. “Vamos ver como a gente pode usar esses produtos no dia a dia do Município para comprá-los como forma de divulga-los e também de incentivar para que todos possam investir na área que escolheu”, disse.

Rivanda Bezerra acrescentou que, em breve, os alunos do curso de Corte e Costura serão convocados para confeccionar o figurino do Grupo de Pífanos e Cabaçais de Upanema que vai buscar o tetracampeonato em disputa no Mossoró Cidade Junina no dia 27 de junho.

Deixe um comentário