ATENÇÃO: Upanema tem ALTO risco de epidemia de Degue

Divulgação/Sesap
Divulgação/Sesap

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) identificou 43 municípios com risco muito alto para uma epidemia de dengue em 2014. O Mapa da Vulnerabilidade foi elaborado a partir dos critérios de incidência da doença nos últimos dez anos, índice de infestação predial, índice de imóveis onde não foi feita a visita dos agentes de endemia e densidade demográfica.
De acordo com a Sesap, o documento pretende fornecer subsídios para auxiliar na delimitação das áreas que precisam do fortalecimento das ações de combate ao Aedes aegypti, desde a intensificação da eliminação de criadouros até o controle de formas aladas, permitindo a focalização e racionalização dos recursos. “Isso não significa que as áreas consideradas menos vulneráveis de cada cidade fiquem desassistidas”, explicou Silvia Dinara Pereira, responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Dengue.
No boletim da dengue divulgado em 28 de dezembro de 2013, 24.559 casos suspeitos da doença haviam sido notificados, sendo 9.809 confirmados. Um total de 107 municípios apresentaram incidência alta em dengue. Os cinco municípios que mais notificaram casos de dengue foram: Natal (4.378 casos suspeitos), Parnamirim (2.111), Pau dos Ferros (1.793), Santa Cruz (1.597) e Caicó (1.323).
Fonte: Tribuna do Norte

Deixe um comentário