SEMANA PEDAGÓGICA: PROFESSORES E GESTORES DE UPANEMA GANHAM PALESTRA E MATERIAL DIDÁTICO SOBRE A CAATINGA

José Salim, coordenador do Aquiflora, e coletânea de cadernos sobre a caatinga, produzido em parceria com o CEMAD

Educadores e gestores públicos do município de Upanema estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (22/1) para ampliar seus conhecimentos sobre o semiárido e toda a fauna e flora que compoe o bioma caatinga. As palestras sobre o tema foram ministradas por dois professores do CEMAD, Centro de Estudos e Pesquisa do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do Semi-árido pertencente à Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) a convite do projeto Aquiflora Petrobras Ambiental. O objetivo é que as informações sejam multiplicadas e aplicadas no dia a dia dos educadores na sala de aula. A ação faz parte da programação da Semana Pedagógica promovida pela Secretaria de Educação de Upanema, sob o tema “Educação Ambiental, uma proposta para conhecer, intervir e transformar”, que acontece até o dia 24 de janeiro.

Professores Ramiro Camacho (esquerda) e João Paulo (direta), palestrantes do CEMAD/UERN

Público lotou o auditório da Câmara de vereadores de Upanema para o seminário que abriu a Semana Pedagógica

TEMAS EM DEBATE

Fauna, flora, clima, impacto ambiental e reúso da água foram apenas alguns dos assuntos abordados pela palestra preparada pelo CEMAD. Ramiro Camacho, Superintendente do centro, e o professor João Paulo Rebouças buscaram aliar informações comuns ao semiárido com o dia a dia do público, da região Oeste do RN e do próprio município de Upanema. “Queremos aproximar as pessoas dessas informações que as vezes parecem tão distantes”, explicou Ramiro. Para o professor João Paulo, a medida é fundamental para que o conteúdo seja assimilado: “Foi dessa forma que construímos as apostilas em parceria com o Aquiflora, disse ele se referindo a um conjunto de 10 cadernos impresso para as escolas e distribuído em CD ao público da palestra.

Prefeito Luiz Jairo

“Damos apoio incondicional ao projeto Aquiflora, que tem contribuído e muito para as ações que vem acontecendo na educação do nosso município”, disse o prefeiro Jairo, que esteve presente no evento. Para o coordenador geral do projeto Aquiflora, José Salim, a palestra é mais um passo importante em direção à disseminação de informações para a boa convivência com o clima da caatinga: “Esses professores terão agora mais subsídios para lidar com o tema e estimular os alunos, seja em campo ou na própria sala de aula”.

PROGRAMAÇÃO
Os demais municípios programados para receber as palestras do CEMAD sobre a caatinga são Janduís (5 de fevereiro), Campo Grande (12 de fevereiro) e Triunfo Potiguar (19 de fevereiro). O projeto Aquiflora é executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Sócio-Ambiental (ABDA), com Patrocínio da Petrobras – selo Petrobras Ambiental e Governo Federal.
Por: Riccardo Carvalho – Jornalista profissional –
MTE: 1.616 SRTE/RN

Fonte: Blog do Projeto Aquiflora

Deixe um comentário