COM FOCO NO MEIO AMBIENTE, JORNADA PEDAGÓGICA ABRE ANO LETIVO DE 2014

A Prefeitura de Upanema, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, deu início nesta quarta-feira, 22, ao ano letivo de 2014 com a abertura da Jornada Pedagógica, que antecede o início das aulas.

Com o tema: Educação Ambiental: uma proposta para conhecer, intervir e transformar, a abertura da Jornada Pedagógica contou com a participação do prefeito Luiz Jairo; vice-prefeito Juninho; secretários Antônio Francisco (Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano), Leonilde Sobral (Educação, Cultura e Desporto) e Edimi Medeiros (Administração e Planejamento); vereadores Ibamar Costa (PR), Ferrari Oliveira (Dem) e Carlinhos Professor (PR); presidente do Conselho Municipal de Educação, Linduína Maia; coordenador do Projeto Aquiflora em Upanema, José Salim; presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Anatécio Oliveira; professores e diretores da rede municipal, estadual e privada de ensino; além de outros convidados.

Com foco no meio ambiente, o primeiro dia de Jornada Pedagógica contou com palestras de integrante do Centro de Estudos e Pesquisa do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do Semiárido (CEMAD), o superintendente Ramiro Camacho e o professor especialista em gestão ambiental João Paulo Pereira Rebouças. Os dois abordaram a importância de ampliar o conhecimento sobre a fauna e a flora do semiárido, especialmente sobre a caatinga.

O meio ambiente também entrou em discussão nas apresentações culturais do professor, Walter Silva, e técnico Ismael Silva, ambos da Uern, que alertaram, através da música e do humor, para a preservação do meio ambiente.

Ramiro Camacho destacou que um dos desafios é mudar o olhar sobre o bioma do semiárido, ‘que é conceituado por muitos como um sinônimo de miséria’.
Leonilde Sobral destacou que a escolha do tema da jornada se deu por conta da sua importância para toda a sociedade. “Essa temática é de grande importância. E para coloca-lo em discussão nas escolas contamos com a parceria do Aquiflora”, observou.

Luiz Jairo disse que espera que os conhecimentos adquiridos durante a jornada sejam repassados aos alunos durante o ano letivo. O prefeito falou também dos esforços para melhorar o ambiente escolar. “Estamos programando algumas ações para melhorar o ambiente escolar, que inclui a realização de reparos nas escolas. Também já enviamos projetos maiores de reforma e ampliação para o Governo Federal. Ao longo do ano, realizaremos essas ações para o melhor desenvolvimento da nossa educação”, destacou, acrescentando que a prefeitura está investindo na aquisição de livros e, pela primeira vez, vai distribuir kit escolar com os estudantes da rede municipal.

A programação da jornada segue até a próxima sexta-feira, 24, quando serão realizadas atividades nas escolas.

Deixe um comentário