PREFEITURA INICIA CAMINHADA PARA CONQUISTAR O SELO UNICEF

1490850_575066032573425_359693628_o

A caminhada da Prefeitura de Upanema para conquistar o Selo Unicef começou na última sexta-feira, 06. O prefeito Luiz Jairo, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Josadaque Carlos, e as articuladoras municipais do Selo, a assistente social Manuela Tavares e a professora Josenilda Alves, participaram do 1º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado, Edição 2013 – 2016, realizado, em Natal, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Foi a primeira de uma série de oito capacitações que integram o programa de formação do Selo. O objetivo do primeiro encontro foi preparar gestores e técnicos municipais para 30 meses de trabalho visando à melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes.

No 1º Ciclo de Capacitação, o UNICEF apresentou os detalhes da metodologia do Selo UNICEF Município Aprovado. Agora, os municípios devem organizar uma Comissão Intersetorial, responsável pelo planejamento, acompanhamento e avaliação das ações estratégicas, entre elas, dois fóruns comunitários e um núcleo de cidadania dos adolescentes. “Vamos formar a nossa Comissão o quanto antes para dar agilidade às exigências do Unicef e, principalmente, melhorar a assistência dada às nossas crianças”, destacou Luiz Jairo.

Josadaque Carlos disse que a capacitação foi importante porque permitiu que os participante tivessem conhecimento da metodologia adotada para a atual edição do Selo Unicef. “O nosso objetivo maior é melhorar a qualidade de vida de nossas crianças. E a conquista do Selo é uma prova que o Município está no caminho certo”, ressaltou o presidente do Comdica.

O programa de formação contemplou temas como gestão de políticas públicas com foco em resultados, participação cidadã de adolescentes, enfrentamento ao trabalho infantil e à exploração sexual, cuidados na primeira infância e infância sem racismo, entre outras questões que podem motivar a participação social e as políticas públicas voltadas para a infância e adolescência no município.

Deixe um comentário