MENSAGEM DE ANO NOVO DO PREFEITO LUIZ JAIRO E DO VICE-PREFEITO JUNINHO


Meus amigos de Upanema,

Chegamos ao final do ano de 2013. Um ano, particularmente, muito especial para nós, pois foi o primeiro como gestores da nossa querida cidade. Mas também de muito trabalho. Muito trabalho mesmo.

Desde o primeiro dia do ano, tivemos que arregaçar as mangas para superar os obstáculos deixados pelo último governo. Encontramos o Município desorganizado, devedor e com muitas pendências, especialmente com a prestação de contas dos recursos recebidos através de convênios com o Governo Federal.

Ao longo do ano, nos ocupamos em pagar dívidas, renegociar contratos e enviar dados que foram deixados pendentes pelo governo passado. Tudo isso com o intuito de deixar a Prefeitura de Upanema adimplente, possibilitando o recebimento de recursos, seja através de convênios com os governos do Estado e/ou Federal ou emendas parlamentares.

Este ano de 2013 foi de reorganização do Município, mas também de muitas ações. Não nos limitamos em resolver a herança maldita que nos foi deixada. Conseguimos diversas conquistas: a retomada e conclusão de obras que estavam paradas; início e conclusão de novas obras, como a pavimentação da Avenida Antônio Vitorino, um sonho antigo do nosso povo; além disso, melhoramos e ampliamos os serviços públicos, além da assistência social e ao homem do campo. Não podemos deixar de citar a grande festa que fizemos em comemoração aos 60 anos de emancipação política de nossa cidade, que proporcionou lazer ao nosso povo e aqueceu a economia local.

Na saúde, 2013 foi um ano de muito avanço, com a contratação de médicos especialistas, disponibilização de diversos exames em Upanema, ampliação da frota de ambulâncias, oferta de um maior número de medicamentos, além de ações pontuais para despertar homens e mulheres a cuidar melhor da saúde, sem falar no sucesso das campanhas de vacinas e no controle da dengue.

O home do campo nunca foi tão bem assistido, através da oferta de água por carros-pipa; recuperação de poços e cata-ventos; construção de cacimbas e açudes; corte de terra; assistência técnica; distribuição de alevinos; e cursos. O trajeto entre a cidade e a zona rural também melhorou como nunca com incisiva atuação da prefeitura na recuperação de estradas vicinais. Fomos a locais jamais assistidos pelo Município antes.

A educação começou 2013 com a recuperação da Escola Municipal Maria Gorete e o pagamento do piso dos professores, depois de quatro anos de espera, pois entendemos que a melhoria da educação depende de investimentos em estrutura física e reconhecimento profissional. Ao longo deste ano, recuperamos outras escolas, iniciamos a construção de outras duas, criamos a Prova Upanema para melhorar o desempenho dos nossos alunos no Ideb e apoiamos a formação continuada dos educadores. Investimento em educação só é sentido com um determinado tempo, mas, já em 2013, melhoramos os resultados das nossas escolas na Provinha Brasil, exame aplicado pelo Ministério da Educação com crianças da 2ª série do Ensino Fundamental.

Na assistência social, retomamos ações que estavam abandonadas, como a banda de música, a fanfarra, os grupos de flauta e idosos, e ainda criamos equipes de dança e teatro. A aposta no teatro culminou com a realização de um grande espetáculo, que foi o Um Auto de Natal, sucesso absoluto e aplaudido por todos os upanemenses.

Também ampliamos o controle dos programas sociais, como Bolsa Família e do Leite, para assegurar que o benefício chegasse realmente às famílias necessitadas. E ainda destravamos um processo para a construção de 40 casas que vai dar um lar a igual número de famílias carentes.

Reiteramos que 2013 foi um ano de muito trabalho, de reorganização, e também de muitas conquistas e avanços que todo o povo de Upanema está sentindo no dia-a-dia. Na hora que precisa de um médico ou exame, na hora que vai à escola, no momento em que pega a estrada e vai à zona rural, ou na necessidade de um medicamento. Em todos esses e outros momentos, a população foi assistida pelo Município.

Enfim, construímos uma gestão que nos permite dizer que teremos em 2014 um ano novo ainda melhor, pois o Município já está organizado e começou a avançar e, em 2014, vamos seguir em frente no caminho do desenvolvimento.

Dessa forma, desejamos a todos um ano novo repleto de vitórias pessoais, porque as conquistas que beneficiam ao povo de Upanema em geral, nós vamos continuar tornando-as realidade em 2014, através da dedicação e do trabalho.

Upanema, 31 de dezembro de 2013.

Luiz Jairo
Prefeito de Upanema

Juninho
Vice-prefeito

Deixe um comentário