MÉDICOS ESTRANGEIROS DESEMBARCAM AMANHÃ EM NATAL

Os médicos cubanos que participam da segunda etapa do programa ‘Mais Médicos’ começam a chegar em Natal nesta segunda-feira (2). Neste segundo ciclo, em torno de 90 profissionais irão desembarcar na base aérea da cidade em dois horários, às 12h15 e às 23h. A informação foi divulgada neste domingo (1º) pelo Ministério da Saúde.

O novo grupo de profissionais que chega ao estado corresponde à segunda etapa do segundo ciclo do ‘Mais Médicos’. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), os médicos serão lotados em cerca de 90 municípios.

A previsão do Ministério da Saúde é de que os estrangeiros comecem a atuar a partir do dia 9 de dezembro de 2013, após passar por um momento de acolhimento para conhecer a realidade do Sistema Único de Saúde do RN.

Primeira etapa

A realidade do programa ‘Mais Médicos’ no Rio Grande do Norte foi mostrada em matéria publicada na TRIBUNA DO NORTE do dia 10 de novembro. No estado, pouco tempo após o início do programa, médicos estrangeiros se depararam com problemas habituais da rede de assistência à saúde e já pensavam em pedir transferência para outras cidades.

Em alguns postos, faltavam luvas, gazes e medicamentos simples. Falhas na recepção e amparo logístico dos profissionais também foram apontadas. A reportagem também divulgou que sete médicos brasileiros haviam pedido desligamento do projeto, somente em Natal, alegando más condições de trabalho.

O número mais atual da Comissão Estadual do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab) – responsável pelo ‘Mais Médicos’ no RN,  é de que na primeira etapa, 27 municípios receberam 56 médicos. O número atualizado de desistências ainda não foi divulgado.

Segundo a Provab, destes, 19 são brasileiros e 37 intercambistas – estrangeiros ou brasileiros formados no exterior – estão atuando em  24 municípios: Lagoa de Pedras; Nova Cruz; Monte Alegre; Caraúbas; Upanema; Porto do Mangue; Riacho de Santana; São Miguel; Viçosa;  Martins; Olho D’Água dos Borges; Ceará-Mirim; Touros; Ielmo Marinho; Rio do Fogo; São Miguel do Gostoso; Ten Laurentino Cruz; São Tomé; Bom Jesus; Boa Saúde; Serra Caiada; Natal; Extremoz; e Macaíba.

Fonte: Tribuna do Norte

Deixe um comentário