UPANEMA MELHORA DESEMPENHO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PROVINHA BRASIL

Os investimentos feitos na educação pela Prefeitura de Upanema neste ano já começam a surtir resultados. As escolas municipais de Upanema apresentaram evolução na avaliação da Provinha Brasil, aplicada entre os alunos do 2° ano do Ensino Fundamental.

A secretária de Educação e Desporto, Leonilde Sobral, informou que praticamente todas as escolas municipais que participaram da avaliação conseguiram obter o nível 5, que corresponde a uma média entre 15 e 20 acertos pelos alunos avaliados e uma nota entre 8 e 10.

O desempenho foi bem superior ao verificado no ano passado, quando a nota média das escolas foi 3, numa variação entre 9 e 11 acertos e nota entre 4,5 e 5,5, abaixo da média.

Os alunos das turmas do 2° ano da Escola Municipal Maria Gorete, por exemplo, obtiveram quatro notas de nível 5 e duas de nível 4 nas avaliações de Leitura e Matemática.

A secretária de Educação e Desporto, Leonilde Sobra, disse que os resultados devem ser comemorados, pois demonstram que a educação pública municipal está evoluindo. Ela destacou que a participação dos estudantes na Provinha Brasil é importante para que o Município tenha um diagnóstico sobre a real situação da educação com o intuito de investir nas necessidades verificadas.

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo.

A Provinha Brasil é elaborada pelo Inep, e distribuída pelo MEC/FNDE para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. Assim, todos os anos os alunos da rede pública de ensino, matriculados no segundo ano de escolarização, têm oportunidade de participar do ciclo de avaliação da Provinha Brasil.

Fonte: Prefeitura Municipal de Upanema

Deixe um comentário