PREFEITURA EMPOSSA DIRETORES DE ESCOLAS MUNICIPAIS

Prefeitura de Upanema realizou na noite desta segunda-feira, 30, na Câmara Municipal, a solenidade de posse dos diretores de quatro escolas municipais com mais de 100 alunos eleitos de forma direta pela comunidade escolar em eleições realizadas no último dia 30 de agosto.

Foram empossados os diretores e vice-diretores das escolas Maria Gorete de Carvalho Macedo (zona urbana), Vicente de Paula Rocha (sitio Pereiro), 13 de Maio (Palheiros III) e Rita Dantas Veras (São Manoel), as três últimas na zona rural de Upanema.

A solenidade contou com a participação do prefeito Luiz Jairo, vice-prefeito Juninho, secretárias municipais Leonilde Sobral (Educação), Edimi Medeiros (Administração) e Rivanda Bezerra (Urbanismo e Ação Social), vereadores Carlinhos Garcia (PMN) – presidente da Câmara –, Ibamar Costa (PR), Ferrari Basílio (Dem) e Aisamaque Dalyton (PT), presidente do Sindicato dos Servidores Público Municipais de Upanema (Sindserpup), Anatécio Oliveira, professores, outros servidores da educação e população em geral.

A solenidade foi aberta com uma apresentação do Grupo Cultural da Escola Maria Gorete, que recitou poemas de Gonçalves Dias.

O sindicalista Anatécio Oliveira destacou que a democratização das eleições nas escolas municipais é um sonho conquistado. “Acredito que Upanema seja pioneiro em todo o Rio Grande do Norte. Essa é uma conquista muito importante para que todos os professores se sintam iguais na disputa das eleições, todos com o direito a disputar a eleição na escola onde trabalha. Não é por indicação política, e sim pelo voto direto da comunidade escolar”, ressaltou.

A secretária de Educação, Leonilde Sobral, salientou que as eleições diretas seguem os princípios da democratização da gestão escolar. Leonilde pediu para que os diretores eleitos realizem gestões participativas com o compartilhamento de poder e funções. “Só assim os diretores poderão voltar suas atenções paras as questões pedagógicas, administrativas e financeiras das escolas”, argumentou.

A secretária agradeceu aos diretores que estavam com os mandatos se encerrando e assumiu o compromisso de estar sempre à disposição dos novos diretores.

O prefeito Luiz Jairo destacou que a posse dos novos diretores, a primeira realizada em sua gestão, era um ato histórico, um momento de firmamento da democracia. “A Secretaria de Educação e o Sindserpup realizaram processo eleitoral sem qualquer interferência em que valeu a vontade da comunidade escolar nas escolhas dos novos diretores”, ressaltou.

O prefeito se colocou á disposição dos novos diretores e os convocou para a celebração de uma parceria para assegurar o pleno funcionamento das escolas municipais. “Estarei sempre aberto ao diálogo com vocês (diretores). Quero que todos anotem as suas necessidades e nos procurem para garantirmos a oferta de educação de qualidade em nossa Upanema”, afirmou.

Diretores e vice-diretores empossados:

Escola Maria Gorete
Diretora: Yaponira Santos
Vice: Gorete Campina

Escola Vicente de Paula Rocha
Diretora: Nonata Silva
Vice: Nonata Cazuza

Escola 13 de Maio:
Diretora: Marilene Cruz
Vice: Conceição Carvalho

Escola Rita Dantas Veras:
Diretor: Inácio Araújo
Vice: Conceição Silva

Fonte: Prefeitura Municipal de Upanema

Deixe um comentário