UPANEMA VAI RECEBER REFORÇO NA SAÚDE ATRAVÉS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS

A Prefeitura de Upanema, através da Secretaria da Saúde, aderiu ao Programa Mais Médicos do Governo Federal, realizado por meio do Ministério da Saúde, e vai receber o reforço de um médico.

No último dia 30 de agosto, o Ministério da Saúde concluiu a segunda fase de inscrições no Programa Mais Médicos, com o cadastramento de mais 514 municípios e 25 distritos indígenas, totalizando, assim, 4.025 cidades participantes. Além disso, foram inscritos mais 3.016 profissionais formados no Brasil e exterior. O RN será contemplado com mais 17 médicos, um destes será direcionado para Upanema.

A secretária da Saúde, FernandaKallyne, ressaltou que o Programa vai permitir que mais um médico seja colocado à disposição da população sem a necessidade de alto investimento da prefeitura. “Vamos contar com mais um profissional sem que a prefeitura banque toda a despesa de sua contratação”, acrescentou.

O objetivo do Mais Médicos é levar profissionais às regiões onde há escassez e ausência de médicos, para atuar na Atenção Básica. O programa terá duração de até três anos, podendo ser prorrogado por igual período. Os médicos receberão uma bolsa-formação, paga pelo Governo Federal, no valor de R$ 10 mil reais por mês. Esses profissionais terão supervisão de uma universidade e durante o período de participação poderão cursar especialização em Atenção Básica. Além disso, terão uma ajuda de custo para instalação. Os municípios ficarão responsáveis pela moradia e alimentação desses médicos. Já a Secretaria Estadual da Saúde Pública é responsável por prestar apoio institucional aos municípios no processo de implantação e acompanhamento do programa, qualificação da Atenção Básica, bem como ampliação e consolidação da Estratégia Saúde da Família.

Capacitação – na próxima sexta-feira, 20, a Secretaria da Saúde vai aplicar o segundo modelo do curso de qualificação sobre violência contra a mulher voltado para os servidores da Unidade Mista de Saúde. A capacitação será no Centro de Convenções, às 08 horas, com a professora de Assistência Social da Universidade Potiguar, Marwyla Gomes.

Fonte: Prefeitura Municipal de Upanema

Deixe um comentário