LEONARDO NOGUEIRA DEFENDE MELHOR APROVEITAMENTO DA BARRAGEM DE UMARÍ

O deputado Leonardo Nogueira (DEM) afirmou nesta tarde (10) que é preciso uma junção de forças, com a participação da Assembleia Legislativa para que a barragem de Umari, um dos maiores reservatórios do Estado, possa ser utilizada em toda a sua capacidade.

A afirmação foi feita em pronunciamento para registrar os 60 anos de emancipação política de Upanema – que está sendo comemorada esta semana – município onde está localizado o reservatório que foi construído no governo Garibaldi Filho.

“A barragem de Umarí, que comporta uma grande reserva hídrica que está à disposição para incrementar diversos projetos ligados às atividades desenvolvidas na região. É preciso uma ação conjunta para que toda a sua potencialidade possa ser utilizada, principalmente em períodos de seca, como o que o Rio Grande do Norte atravessa agora”, disse.

A barragem está localizada sobre o rio do Carmo, na bacia do Apodi-Mossoró, distante oito quilômetros da sede do município de Upanema. A barragem tem por finalidade promover o desenvolvimento da agricultura irrigada em área aproximada de três mil hectares, garantir suporte à atividade agropecuária e desenvolver, de forma racional, a produção de pescado em sua represa, beneficiando mais de 25 mil habitantes. Tem capacidade para acumular 292 milhões 813 mil 650 metros cúbicos.

Leonardo Nogueira destacou ainda que nas terras férteis de Upanema há incidências de minerais de Argila e Barita, mas a economia principal do município se desenvolve pela agricultura, a agroindústria, extração de petróleo e água mineral.

Fonte: http://www.al.rn.gov.br/

Deixe um comentário