WILMA DE FARIA EVITA ADMITIR CANDIDATURA AO GOVERNO, MAS TEM AGENDA DE MAJORITÁRIA

A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) tem dito por onde passa que quer disputar uma vaga para a Câmara dos Deputados. Mas sempre faz uma ponderação: “o povo está me querendo de volta” ou “o povo está comparando e vendo que nosso governo foi melhor”.

A um ano do início da corrida eleitoral, Wilma de Faria, sob a cômoda condição de vice-prefeita de Natal, segue cumprindo agenda de candidato majoritário. Tem visitado cidades do interior e mantido contatos.

Nesse mesmo tempo o vice-governador Robinson Faria (PSD) está “mergulhado”. Tem aparecido pouco na mídia. Semana passada o filho dele, deputado federal Fábio Faria (PSD), evitou comentar sobre as declarações de Wilma admitindo que pode ser candidata.

Segundo o blog Panorama Político, editado pela jornalista Ana Ruth Dantas, Robinson teria tido uma delicada conversa com Wilma de Faria em que pediu para ela sepultar qualquer possibilidade de disputar o governo, mas teve como resposta o silêncio.

O fato é que Wilma aposta repetir o feito do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), que cresceu e se tornou favorito à Prefeitura de Natal à medida que o desgaste da então prefeita Micarla de Sousa (PV) se intensificava.

No entanto, pesa contra a líder socialista uma série de variáveis que apontam para uma situação diferente. Primeiro: Wilma tem a sombra do ministro Garibaldi Filho (PMDB). Ele é o único político capaz de fazer frente a ela nas pesquisas. Além disso, o PMDB é atualmente o partido mais poderoso do Estado. Tem um ministro, um senador e exerce influência no suplente que substitui Garibaldi, o presidente da Câmara dos Deputados Henrique Alves, elegeu a maior quantidade de deputados estaduais em 2010 e tem o maior número de prefeitos e vereadores do Rio Grande do Norte.

Os líderes do PMDB têm sempre dito nas conversas reservadas que se não apoiarem Rosalba terão candidatura própria.

O segundo aspecto contra Wilma é a quantidade de processos que ela responde na Justiça.

A favor tem o desgaste da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) que lhe permite ser o nome mais forte das oposições para 2014.

Mas o projeto de governar o Estado não depende exclusivamente disso. É preciso trabalhar com cautela pra unir as oposições em torno dela. Não é uma tarefa simples por conta dos interesses conflitantes. Também é necessário ter espaços para eventuais aliados que se afastem do governo Rosalba.

Candidatura de Wilma depende da conjuntura da disputa presidencial

A cautela no discurso de Wilma de Faria tem uma explicação: uma eventual candidatura dela ao governo depende de uma série de fatores. O principal deles é a conjuntura nacional.

É impossível antever qual será o cenário do próximo ano neste momento. Existem muitas variáveis, a principal delas gira em torno do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Ele vai ser candidato a presidente? O projeto dele está condicionado ao desempenho de Dilma Rousseff? A presidenta vive apenas um momento de turbulência ou a impopularidade vai se consolidar? Campos vai negociar apoios nos estados com o PT para não ser candidato a presidente?

A forma como essas perguntas serão respondidas é que vai dar um norte ao projeto de Wilma. Daí a cautela. Ela não pode se anunciar candidata majoritária por isso. Além do mais o vice-governador Robinson Faria já se declarou postulante ao cargo e qualquer anúncio nesse sentido causaria embaraços para um aliado considerado importante no tabuleiro eleitoral do Rio Grande do Norte. A questão exige paciência. Robinson tem histórico de recuos de projetos majoritários quando percebe a inviabilidade.

A vice-prefeita de Natal sabe que é importante contar com a oposição unida. Vai precisar de muita cautela também para não desagradar o PT. O partido tem um projeto bem claro: fazer a deputada federal Fátima Bezerra ser eleita senadora no próximo ano.

Bruno Barreto
Editor de Política

Fonte: Jornal O Mossoroense

Deixe um comentário