MARIA GORETE, UMA ESCOLA EM DECADÊNCIA

            Enquanto a Secretária Municipal de Educação tenta implantar novas ideias, com o objetivo de elevar o IDEB das escolas municipais, a maior escola da rede municipal de ensino da cidade parece fechar os olhos para um problema que se alastra a vários anos. É claro que esse não é um fato isolado. Porém, sem o apoio dos pais dos alunos, fica cada vez mais difícil solucionar esse problema!

            A escola Maria Gorete funciona em dois turnos (matutino e vespertino), os estudantes da instituição, em sua maioria, são jovens residentes na zona rural do município. Parte significativa desses estudantes, que os pais acham que vem à cidade estudar, quando chegam a escola, ao invés de ir à sala de aula, vão jogar videogame, acessar internet, e andar na cidade como se fossem turistas. Além disso, muitos deles seguem para as outras escolas em busca de relacionamentos, sem falar nos que ficam se relacionando do lado de fora da instituição…

            Como a eleição da direção da escola se dá de forma totalmente democrática a cada dois anos, onde maioria dos alunos e funcionários optam em quem irá assumir o comando da instituição no biênio seguinte, seria interessante que um nome novo, com ideias novas fosse apresentado no próximo pleito, um nome capaz de ir além da administração da escola, que tivesse coragem de resolver os problemas existentes.

            Os professores não são heróis, trabalham a base do improviso, nas condições que lhe são oferecidas. Mas, é possível trabalhar uma nova metodologia dentro da sala de aula, tornando a aula mais interativa com o aluno, uma aula mais prática, e que seja mais produtiva. A escola, por sua vez, não deveria permitir que os seus alunos ficassem “banzando” no meio das ruas. A partir do momento que o aluno vem a escola, o lugar dele é lá, onde somente dever sair no final do turno. Se há aulas vagas, a escola tem o dever de oferecer a esses estudantes uma ocupação.

            Cadê as reuniões frequentes que a escola promovia com os pais? Já faz um bom tempo que não vejo se quer falar em reunião de pais e mestres no Maria Gorete!

          Quando todos estiveres devidamente envolvidos nesse processo, tenho absoluta certeza de que a nossa educação irá melhora.

Deixe um comentário