SITUAÇÃO DO SISTEMA PRISIONAL DO RN É CAÓTICO, DIZ JOAQUIM BARBOSA

O ministro-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, veio ao Rio Grande do Norte ver de perto tudo aquilo que todo mundo e seu Raimundo já sabiam: o sistema prisional do Estado está falido. A sua visita hoje ao Estado serviu para constatar o que o relatório do Conselho Nacional de Justiça já havia apontado, ou seja: o Rio Grande do Norte precisa urgentemente de novas cadeias públicas.

Joaquim Barbosa não veio só falar mal, o que já é um alento: vai fazer gestões junto ao Ministério da Justiça para que sejam construídos novos presídios imediatamente. O Estado precisa de, no mínimo, cinco novas unidades. O CNJ vai ajudar nesse pleito.

Por outro lado, ele também deixou claro que os “agentes públicos responsáveis” pela situação responderão pela situação atual.

Termos como caótico, imoral e desumano, foram apenas alguns utilizados nesta sexta-feira. Ao lado da governadora Rosalba Ciarlini, que nada pode fazer a não ser colocar a culpa na falta de financiamento. Detalhe: ela é governadora há dois anos e quatro meses e até agora não colocou um tijolo na construção de novos presídios. As desculpas estão ficando escassas, governadora. Está na hora de ação!

Fonte: Blog do Carlos Santos

Deixe um comentário