EQUIPE DE SAÚDE DA UNIDADE MISTA RAIMUNDO NONATO CANDIDO REALIZARÁ NOS PRÓXIMOS MESES ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

acolhimento

A Secretaria Municipal de Saúde de Upanema no sentido de oferecer um melhor atendimento a população que procura a Unidade Mista de Saúde Raimundo Nonato Candido, nos próximos meses disponibilizará o sistema de triagem dos pacientes baseada no Acolhimento com Classificação de Risco.

Vejamos a lógica desse atendimento:

A classificação de risco é uma ferramenta que, além de organizar a fila de espera propõe outra ordem de atendimento que não a ordem de chegada, tem também outros objetivos importantes, como: garantir o atendimento imediato do usuário com grau de risco elevado; aumentar a satisfação dos usuários e promover um trabalho em equipe por meio da avaliação continua do processo.

Importância:

A triagem é uma atividade extermamamente importante para assegurar o funcionamento lógico do sistema de saúde, sua eficiência e operacionalidade, e para reduzir o número de mortes evitáveis.

Finalidades da metodologia:
É classificar rapidamente os pacientes de acordo com a prioridade de atendimento que necessita em função da maior ou menor gravidade de seu estado geral e das expectativas de sobrevivência. Logo, os pacientes não serão atendidos por ordem de chegada e sim pela gravidade.

Portanto, serão adotadas etiquetas coloridas como forma de identificar os pacientes por gravidade.

REFERÊNCIA:

BRASIL. Acolhimento e Classificação de Risco de Urgência, 2009.

Faixa vermelha – Prioridade 1: corrresponde aos feridos graves com lesões severas, em situações de risco iminente, cuja probabilidade de sobrevivência dependem de cuidados imediatos ( pacientes de alto risco).

Faixa amarela – Prioridade 2: Corresponde aos feridos com lesões graves, mas que por não estarem em situação de risco iminente, têm menor prioridade que os pacientes de alto risco, já que sua sobrevivência independe de cuidados imediatos.

Faixa Verde- Prioridade 3: Corresponde aos pacientes com lesões leves e de baixo nivel de risco, os quais podem ser atendidos rapidamente, no setor específico (feridos leves), liberados e refenciados para controle ambulatorial ou ao seu PSF de origem.

Enviado por Alexandre Bezerra – Enfermeiro do Trabalho – COREN/RN 11636

Deixe um comentário