Mossoró recebe 37 presos de Santa Catarina

Presos foram escoltados sob forte esquema de segurança (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Presos foram escoltados sob forte esquema de segurança
(Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Trinta e sete homens, que estavam custodiados em unidades prisionais catarinenses, desembarcaram na tarde deste sábado (16) no Rio Grande do Norte. O destino final foi o Presidio Federal de Mossoró, na região Oeste potiguar. A transferência, segundo anunciado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, faz parte de uma das cinco medidas adotadas para conter os ataques de violência que atingem cidades de Santa Catarina. O município de Mossoró fica a pouco mais de 280 quilômetros de Natal.

O desembarque aconteceu por volta das 15h45, no Aeroporto Dix-Sept Rosado, emMossoró. O avião, um Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira, segundo informações da direção do presídio, saiu de Florianópolis e chegou ao RN sem escalas. Um forte esquema de segurança, organizado por agentes federais, impossibilitou a aproximação da imprensa.

106: mapa de ataques em santa catarina 16 de fevereiro (Foto: Arte/G1)

Do aeroporto – em comboio formado por veículos do Sistema Penitenciário Federal e viaturas da Polícia Rodoviária Federal -, os presos foram escoltados diretamente para o Presídio Federal. A direção da unidade, no entanto, não repassou qualquer informação com relação aos detentos ou mesmo sobre o tempo de permanência deles no Rio Grande do Norte.

Além da transferência de detentos para outros estado, prisões, reforço de homens da Força Nacional, criação da Operação Divisa e a formação de uma Frente Nacional de Defensores Públicos compõem o pacote anunciado em coletiva realizada com o ministro e autoridades catarinenses na manhã deste sábado. Segundo Cardozo, há ainda outras operações que serão realizadas sem serem divulgadas, em função de segurança.

“Em certos momentos de crise, é preciso aprofundar essa troca”, disse o ministro. A intenção, ainda de acordo com Cardoso, é combater os atentados que ocorrem em Santa Catarina desde 30 de janeiro. Até as 11h deste sábado, a Polícia Militar havia registrado 106 ataques a 33 cidades no estado.

A transferência de presos iniciou justamente nesta manhã, quando 40 homens foram retirados de prisões catarinenses e levados a dois presídios de segurança máxima. Destes, 37 foram encaminhados para Mossoró (RN) e três para Porto Velho (RO).

“O Governo Federal disponibiliza quantas vagas forem necessárias para a transferência de novos presos. É uma remoção de grande porte e o Ministério da Defesa prontamente atendeu as nossas solicitações”, afirmou o ministro.

Avião da Força Aérea Brasileira na pista do aeroporto Dix Sept-Rosado, em Mossoró (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Avião da Força Aérea Brasileira na pista do aeroporto Dix Sept-Rosado, em Mossoró
(Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Deixe um comentário