Espetáculo “Sem Palavras” do “Pessoal do Tarará”

“Sem Palavras” tem duração de 50 minutos e foi projetado sem a presença da linguagem verbal (Cedida)

O grupo de teatro “O Pessoal do Tarará” iniciou a preparação para a turnê do espetáculo “Sem Palavras”, cuja primeira apresentação está programada para ocorrer no mês de março, no município de Apodi. Intitulada “Na calçada, de frente pra rua”, a turnê recebe o apoio da Funarte Artes Cênicas nas Ruas, iniciativa promovida pela Fundação Nacional de Artes, e que contemplou, a nível nacional, 73 projetos, em três diferentes modalidades.

“Ficamos muito felizes com a aprovação no Edital, e isso mostra que estamos no caminho certo. É fundamental ver que na cidade temos grupos que se destacam nacionalmente. A Companhia Escarcéu, por exemplo, também foi contemplada com a premiação, obtendo, assim como o nosso grupo, pontuação máxima, concorrendo com projetos de todo o Brasil”, destaca Dionízio do Apodi, diretor de “O Pessoal do Tarará”.

A turnê percorrerá, até o mês de maio, 10 cidades do Rio Grande do Norte (Apodi, Felipe Guerra, Janduís, Governador, Upanema, Santa Cruz, Almino Afonso, Riacho de Santana, Caraúbas e Serra do Mel); Durante esse período, além das apresentações do espetáculo “Sem Palavras”, o grupo também desenvolverá oficinas de técnicas circenses nos municípios, denominadas “O Circo Chegou”.

“Em cada município, três bairros receberão o projeto. A oficina será ministrada no período de quatro horas pela manhã, das 7h às 11h, e o espetáculo ‘Sem Palavras’ será apresentado no final da tarde, totalizando 30 apresentações e 30 encontros da oficina”, detalha Dionízio do Apodi.

Ainda conforme o diretor, “Na Calçada, de Frente pra Rua” leva aos municípios uma estrutura de som, luz e palco. A rua contemplada com o projeto receberá uma iluminação especial, e a calçada será transformada em picadeiro. O espaço será ornamentado com placa luminosa de identificação e banners, para que seja facilmente identificada como uma das ruas que recebe a apresentação.

O espetáculo contemplado com o Funarte Artes Cênicas na Rua tem duração de 50 minutos, e foi projetado a partir da dramaturgia do corpo, sem a presença da linguagem verbal. A montagem é feita para apresentação nos mais variados espaços, desde a rua, passando pela sala e chegando ao palco italiano. Durante a encenação, o público percebe, no corpo dos atores, a influência da comédia com tom de desenho animado, e da revista em quadrinho. “Sem Palavras é um espetáculo circense onde o grupo ‘O Pessoal do Tarará’ apura a técnica desenvolvida e estudada durante anos em seus espetáculos de repertório. Na encenação estão presentes técnicas de malabares, truques mágicos, e palhaço”, conclui Dionízio do Apodi.

Fonte: O Mossoroense

Deixe um comentário