RÁDIO COMUNITÁRIA

– Fonte: Blog do Prof. Josiel Gondim

         A população de Upanema até hoje não entendeu o motivo de a rádio ter fechado. Coincidentemente, a mesma emudeceu no final da campanha eleitoral e até o momento não retomou suas atividades normais. A FM Liberdade é comunitária e seu fechamento é interpretado por muitos como um ato de desrespeito ao povo. A população é beneficiada por esse meio de comunicação e sente-se prejudicada por atitudes não explicadas até então. Esse tipo de comportamento seria perfeitamente justificável se a rádio fosse particular, mas sendo de caráter comunitário, tal ato constitui-se como uma verdadeira afronta a legalidade. Esse tipo de atitude não condiz com o que se espera de pessoas comprometidas com o desenvolvimento da cidade e com o bem de seu povo.
       A Lei nº 9.612, de 19 de fevereiro de 1998, no seu Artigo 3º diz que “O Serviço de Radiodifusão Comunitária tem por finalidade o atendimento à comunidade”. O terceiro inciso diz que a rádio tem por obrigação “prestar serviços de utilidade pública, integrando-se aos serviços de defesa civil, sempre que necessário”; O inciso V diz que a Rádio Comunitária deve “permitir a capacitação dos cidadãos no exercício do direito de expressão da forma mais acessível possível”.
       Como se ver, até o momento esses direitos estão sendo negados a população e a rádio continua com suas portas fechadas sem que a população tenha nenhuma explicação.

Deixe um comentário