[leia] Sesap promove Oficina sobre Vigilância de Óbitos

OESTE – A Secretaria de Estado da Saúde (Sesap) e a II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), realizam nos dias 10 e 11 de julho das 9h30 às 17h no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) da UERN em Mossoró uma ” Oficina para Qualificação das Ações de Vigilância de Óbitos e Sistemas SIM/SINASC”. O evento terá como palestrantes a consultora técnica do Ministério da Saúde, Antonieta Delgado e os técnicos da Sesap, José Gomes da Silva, Jeane Saron, Marluce Pinheiro e Luzinete Pinheiro


A Oficina é direcionada aos técnicos da atenção básica, da vigilância de óbitos, da saúde da mulher e da criança, da estratégia saúde da família (ESF), responsáveis pelos Sistemas de Informações sobre Mortalidade (SIM) e Nascidos Vivos (SINASC) da Sesap e II Ursap, técnicos dos núcleos hospitalares de vigilância epidemiológica, representantes do Comitê Regional Mortalidade Materna e convidados do ITEP.


Segundo a consultora do Ministério da Saúde, Antonieta Delgado Marinho os objetivos do evento são avaliar e qualificar as ações de Vigilância de Óbito e dos Sistemas de Informações sobre Mortalidade (SIM) e Nascidos Vivos (SINASC), descentralizar o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) para os municípios ainda sem digitação dos dados e prestar apoio técnico à II Ursap e aos municípios para a implementação das ações.


“A vigilância de óbitos é uma estratégia muito importante, visto que contribui para melhorar o registro dos óbitos e possibilita a adoção de medidas para prevenção de óbitos evitáveis pelos serviços de saúde”, ressaltou a coordenadora do Programa de Vigilância de Óbitos Materno-infantil e do Comitê de Mortalidade Materna da II Ursap, Alzineta Rocha.


PROGRAMAÇÃO


Dia 10/07 – 9h30m Exposição do tema “A Declaração de Óbito”, pela consultora técnica do Ministério da Saúde, Maria Antonieta Delgado Marinho. Às 10h45 exposição do tema “Situação dos Sistemas de Informações sobre Mortalidade (SIM) e Nascidos Vivos (SINASC) da II Ursap, a cargo do técnico da Sesap, José Gomes da Silva. À tarde discussões sobre investigação de óbitos materno, infantil e fetal.


Dia 11/07 – 8h30m Será discutido o tema “Busca direcionada de nascimentos e óbitos”, por Maria Antonieta Delgado Marinho do MS e Jeane Saron técnica da SUVIGE/Sesap. À tarde apresentação do Sistema de Informação sobre mortalidade e a responsabilidade dos municípios e da II Ursap frente à descentralização da digitação das Declarações de Óbitos.

Deixe um comentário