[leia] Concurso definirá hino da cidade de Campo Grande

Igreja_de_Campo_GrandeÉ grande a expectativa para a escolha do Hino Municipal de Campo Grande. A cidade, que completou 154 anos em 5 de abril deste ano, ainda não conta com esse símbolo, que neste ano passa a fazer parte da história do município.


Um dos destaques do processo de escolha será o voto da comissão julgadora, que será formada por três pessoas de reconhecido saber histórico, musical ou literário, nomeado pela Fundação José Augusto (FJA), que ocorrerá no dia 27 de julho, durante as comemorações da festa de Santana.


As inscrições para participar do concurso do Hino Municipal encerraram dia 4 passado. Os candidatos inscritos apresentaram todos os documentos exigidos no edital, passando a concorrer automaticamente da segunda fase do concurso.


A documentação apresentada constitui ficha de inscrição e autorização de cessão dos direitos autorais; cópia de Cédula de Identidade e do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato; letra da música, em três vias impressas em computador, acompanhada de três gravações em CD, com linha melódica, harmonias claras e audíveis, será encaminhada em envelope lacrado para a comissão julgadora nomeada pela FJA.


“Torcemos muito para que vença a mais melódica e mais cativante. O que queremos é que esse Hino não seja somente mais um símbolo, mas que faça parte da vida das pessoas. Que seja cantado com emoção pelos campo-grandenses todas as vezes que for executado”, disse um dos organizadores do evento. 

Fundação José Augusto acompanha seleção técnica


A FJA e a comissão organizadora do concurso elaborou um edital rigoroso, acompanhado de constante assessoria jurídica. A escolha dos julgadores também será fundamental. “O nível e imparcialidade da comissão julgadora é o que vai fazer a diferença”, disseram Osvaldo Vieira, Raniere Moreno e Vagner Souza, organizadores do evento.
Para tanto, a FJA estará convidando músicos e historiadores que terão a tarefa de avaliar melodia, ritmo, harmonia e a menção aos fatos históricos da cidade.A comissão julgadora, que fará a pré-seleção, também não terá informações sobre os autores no momento da avaliação.
A atual gestão já está caracterizada pela mudança de concepções e valores, com a participação efetiva da sociedade. “A escolha do Hino Municipal vem consolidar o trabalho que temos desenvolvido na criação de uma identidade cultural para Campo Grande, e num momento histórico como esse, o povo não poderia ficar de fora”, disse Vagner Souza membro do Conselho Municipal de Cultura (CMC).
As composições seguem agora para a FJA, onde, a comissão julgadora irá avalia-las, seguindo por fim para última etapa onde será feito o julgamento final, durante apresentação pública no dia 27 de julho às 21h, no largo da Igreja Matriz de Santana. O vencedor receberá uma premiação de R$ 2 mil.

Deixe um comentário