JOSIVAN BARBOSA COBRA POSIÃO DO PT NACIONAL

Josivan reage e diz que se PT nacional quiser impedir projeto, ‘que o faça’

Edilson Damasceno

Da Redação

Foto: Caraúbas Hot News
 “Seria bom acabar com a dúvida.” Foi o que disse o pré-candidato à Prefeitura de Mossoró pelo Partido dos Trabalhadores (PT), professor Josivan Barbosa de Menezes – reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) -, acerca da ameaça implícita em mudança de decisão do diretório local por parte da executiva nacional petista. Para ele, não há o que se questionar, já que cumpriu o calendário eleitoral que o partido elaborou. Hoje, a executiva municipal se reunirá às 18h para mais uma discussão sobre o tema. “Vou dizer que cumpri todas as exigências do PT e perguntar os motivos pelos quais não posso sair candidato. Se não houve registro de outra pré-candidatura, o que impede? Se o PT potiguar não tem nenhuma corrente contra, como vou poder retirar minha candidatura? Se o PT nacional quiser fazer uma ação democrática para impedir, que o faça”, disse.


O projeto do PT local de disputar a Prefeitura de Mossoró nas eleições deste ano está sendo ameaçado pelo diretório nacional do partido. O secretário nacional da legenda, Paulo Frateschi, em entrevista publicada pelo JORNAL DE FATO no domingo, 6, reconheceu a legitimidade da decisão tomada pelo PT mossoroense. Contudo, frisou que a provável retirada da postulação de Josivan Barbosa de Menezes faz parte de uma estratégia nacional. “Os petistas de Mossoró merecem nosso respeito e consideração. O que está em discussão é a construção da tática nacional”, afirmou Frateschi, acrescentando: “O PT é um partido nacional. Temos uma tática eleitoral nacional para as eleições municipais de 2012. Jamais seria uma imposição, mas sim uma decisão de um partido nacional.”


A indecisão do PT nacional vem fragilizando a pré-candidatura de Josivan Barbosa de Menezes. Ele reconhece a situação e afirmou: “O mais prejudicado com isso é o pré-candidato (a prefeito), que já tinha o candidato a vice-prefeito certo, que era do PDT”, comentou Barbosa, acrescentando que, independente da decisão da executiva nacional petista, manterá o projeto.


“Estamos fazendo o que o próprio Frateschi aconselhou: de colocar a pré-candidatura na rua. Vamos continuar trabalhando e iremos insistir com o PDT. Vamos conversar, PT e PDT, para ver se o PT aceita a coligação na proporcional com o PDT. Vou continuar defendendo aproximação com os pedetistas”, afirmou Josivan.


PDT

Apesar de estar presente nas movimentações políticas da pré-candidata à Prefeitura de Mossoró do PSB, deputada estadual Larissa Rosado, o PDT ainda não se pronunciou sobre o assunto. Contudo, os pessebistas dão como certa a aliança com os pedetistas, e inclusive essa afirmação vem sendo propagada pela assessoria de imprensa de Larissa Rosado.


De Fato – Carlos Skarlack

Deixe um comentário