MEC PLANEJA CRIAR OLIMPÍADA INTERNACIONAL DO CONHECIMENTO NO BRASIL

Ministério da Educação – MEC planeja começar a organizar, em 2013, uma Olímpiada do Conhecimento para alunos de escolas públicas de todo o País. A ideia é unificar as competições já realizadas pelo órgão para testar os conhecimentos dos alunos, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP e a Olimpíada da Língua Portuguesa, adicionando conteúdos de História, Geografia e Ciências.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, planeja que a competição seja um evento internacional, que reúna estudantes de diferentes países. A perspectiva é que a primeira edição ocorra em 2016, paralela à Olimpíada do Rio de Janeiro. “O melhor da herança olímpica que podemos deixar para as futuras gerações é exatamente esse espírito ligado ao conhecimento e ao esporte”, defendeu o ministro.
As competições de conhecimento têm demostrado impacto positivo na aprendizagem dos alunos, de acordo com o MEC. As incrições para a Olimpíada de Matemática terminaram no último mês com recorde de inscritos: 46 mil escolas e 19,2 milhões de alunos.
As olimpíadas, no entanto, possuem metodologias diferentes, por isso o MEC prevê organizar um grupo de trabalho para unificá-las em um evento só. O órgão planeja, ainda, uma parceira com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC e com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para realizar a Olimpíada de Ciências.
Com informações da Agência Brasil.

Deixe um comentário