CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO ESTUDANTIL 2012

Verso da carteira da ANE
A Associação Nordestina dos Estudantes (ANE) de Mossoró e a União Norte-rio-grandense dos Estudantes (URNE) de Natal, deram inicio o processo de emissão e renovação das carteiras de identificação estudantil. Os estudantes de Upanema que tenham interesse já podem solicitar o documento das entidades citadas, procurando o representante aqui na cidade, Edinael Castro.
Este ano, a carteira continua custando o mesmo valor do ano passado. Os estudantes interessados em solicitar a carteira terão que, além de pagar a taxa de emissão, apresentar documento comprobatório de vínculo estudantil.

A meia-entrada em cinemas, circos, espetáculos teatrais, esportivos, musicais e de lazer é um direito garantido a todo estudante com a carteira, e está baseado na ideia de que a formação do jovem é mais ampla do que sua simples ida à escola, incluindo também sua participação em atividades que o coloquem em contato com diversos tipos de produções culturais.

A lei estadual nº 7844 (de 13/05/92) que regula o acesso a este direito diz que os alunos matriculados em estabelecimentos regulares de ensino de primeiro, segundo e terceiro graus (fundamental, médio e superior) têm direito a pagar meia entrada.

Para ter acesso a este direito, o aluno deve se identificar como tal, apresentando na bilheteria do evento de que vai participar um documento fornecido pela escola ou faculdade como a carteirinha estudantil do ano em vigor, comprovante de matrícula ou pagamento de mensalidade.

A carteira da ANE e URNE, além de ser usada como identificação estudantil, também dá desconto em locais conveniadas. O dinheiro recolhido para sua confecção também garante a manutenção das entidades que buscam representar os interesses dos estudantes.

É importante salientar que, este ano, os principais líderes estudantis da cidade estão se organizando de forma que em breve estará sendo inaugurada/implantada a União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Upanema (UMES), bem como o núcleo regional da União Norte-rio-grandense dos Estudantes em Upanema (URNE). Isso, para que através da fiscalização/justiça os direitos dos estudantes locais sejam preservados.
A UMES só não esta em pleno funcionamento devido a reavaliação na sua documentação de registro. Por outro lado, a URNE passa por um longo processo burocrático.
Vale lembrar que o vencimento das carteiras no ano anterior é este mês. Por isso, quem desejar fazer ou renovar a carteira estudantil deve ligar para o seguinte número: (84) 9669-5087 ou mandar um e-mail para ednaelcastro@hotmail.com

Deixe um comentário