[leia] Manifestações dos Universitários marcam o desfile 7 de Setembro em Apodi!

O 7 de setembro, feriado nacional, foi marcado por grande comemoração na cidade de Apodi. Quem presenciou o evento se agradou com o desfile das escolas, apresentação de bandas e, inclusive, a pirotecnia ao final da programação. Contudo, entre os ocorridos, algo não era esperado.

Apesar de a data comemorativa rememorar à independência, infelizmente, para alguns estudantes a emancipação foi o sentimento menos lembrado na ocasião. Durante o evento, universitários apodienses que estudam em Caraúbas organizaram uma manifestação pacífica para lembrar à população que, para aqueles, não existem tantos motivos assim para celebrar.

Os universitários, que usaram nariz de palhaço durante todo o evento, realizaram uma panfletagem com o intuito de divulgar o drama vivido pelos estudantes, que a cerca de três semanas estão impossibilitados de ir à universidade, pois não dispõem de transporte para a locomoção até a cidade de Caraúbas. No panfleto distribuído encontrava-se a afirmação de que “ao contrário das promessas de campanha, estudantes agora terão que pagar 88,00 R$ se quiserem continuar estudando!”.
No folhetim ainda via-se uma imagem que rememorava às promessas feitas durante a última campanha eleitoral: a capa da revista confeccionada para a divulgação das propostas da prefeita Gorete Silveira, na época candidata. Os estudantes faziam referência à promessa, documentada pelo material, que dizia apoiar à manutenção do transporte universitário. Lembramos que durante a campanha eleitoral, para prefeito, o tema estava bastante em evidência e foi assunto intensamente debatido pelos candidatos, visto que tal problema já era bem presente na época e afetava, além dos estudantes de Caraúbas, os de Mossoró. Além das muitas pessoas que tomaram conhecimento do grave problema através da panfletagem, o panfleto foi entregue a autoridades como o vereador Ângelo Suassuna e a própria prefeita Gorete Silveira.

Ainda no panfleto havia menção à campanha iniciada pelos próprios universitários, intitulada #DeixaOsUniversitáriosEstudar, ironizando o lema adotado pelos simpatizantes da prefeita. A campanha tem se estabelecido em redes sociais como o Twitter, Orkut e Facebook.
Esperamos que o problema seja resolvido o mais urgentemente possível, pois não há que se falar em emancipação, em independência, enquanto a educação for tratada como despesa.
Fonte: Cadernos da Educacao – Gildevan Holanda
Fotos: Ronaldo Halisson

Deixe um comentário