[leia] Concurso público para professores da rede estadual de ensino oferecerá 3,5 mil vagas

romulo_arnaud_do_sinteO próximo concurso público para professores da rede estadual de ensino disponibilizará 3,5 mil vagas a serem distribuídas em todo o Rio Grande do Norte (RN). As vagas foram contabilizadas a partir de um levantamento realizado pelas Diretorias Regionais de Educação, Cultura e Esportes (Direds) do Estado.
De acordo com o diretor regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte-RN) e membro da comissão responsável pelo certame, professor Rômulo Arnauld, o levantamento foi feito há dois meses e esse número já pode não mais corresponder a necessidade das escolas estaduais.
“Em tese, essas vagas são suficientes, mas se formos olhar os diários oficiais dos últimos dois meses veremos que muitos professores foram aposentados. Essa demanda hoje é maior que a quantidade mínima de vagas que o concurso disponibilizará”, explica o sindicalista.
As vagas do concurso da rede estadual serão distribuídas por polos de ensino, e não por cidades, com ocorria anteriormente. Serão cinco polos, correspondentes a todas as Direds do Estado. Mossoró está inserida no polo quatro, que contempla a 8ª, 11ª e 12ª Direds, totalizando 433 vagas. “Em concursos anteriores, o candidato aprovado não poderia sair da cidade na qual foi aprovado, antes de concluir seu estágio probatório. Agora os professores poderão se deslocar para os municípios que fazem parte do polo ao qual está vinculado é uma forma de facilitar essa possível transferência”, destaca Rômulo Arnauld.
A empresa que executará o processo seletivo já foi contratada e, segundo o diretor regional do Sinte-RN, a previsão é que o edital do concurso seja lançado entre o final deste mês e o início de outubro. “Agora estão sendo resolvidas as questões burocráticas e acreditamos que até o fim do ano as provas sejam aplicadas e os professores aprovados estejam em sala de aula já no início do ano letivo de 2012, que devido a greve será iniciado somente em março”, conclui Rômulo Arnauld.

Deixe um comentário