'BRASILEIRO REAGE À CORRUPÇÃO', AFIRMA PRESIDENTE DA UNE

 Daniel Iliescu, da UNE, e Chico Whitaker, da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, falam sobre cidadania, ética e mobilização no programa ‘Entre Aspas’.

Na semana em que a Marcha Contra a Corrupção ofuscou as comemorações pelo 7 de setembro, o Entre Aspas discorre sobre a frase do jornalista espanhol, Juan Arias: “Porque os brasileiros não reagem à corrupção de seus políticos?”.

Chico Whitaker, integrante da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, e Daniel Iliescu, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), falam sobre cidadania, ética e mobilização. Para eles, a frase de Juan Arias não é verdadeira. Chico Whitaker, inclusive, cita exemplos, como o ocorrido há 20 anos atrás, quando “um milhão de brasileiros assinaram uma iniciativa popular contra a compra de votos. É duro, mas estamos andando”. O presidente da UNE completa que “o brasileiro reage à corrupção e aos interesses que, historicamente, são contrários à maioria da população brasileira. A história do Brasil é uma história forjada com muita participação da sociedade”.
Whitaker citou o movimento a favor da ‘Ficha Limpa’, lei da qual foi um dos principais articuladores, alertando que, “se Dilma escolher alguém para substituir a ministra Ellen Gracie, que deixe a Ficha Limpa cair, será um desgosto muito grande para a população inteira”. Ele citou também grupos que usam a internet para mobilizar a população, principalmente a mais jovem. Sobre estas novas formas de mobilização da sociedade, Daniel Iliescu lembrou a importância das redes sociais. “Toda a sociedade se aproveita delas”.
Assista ao vídeo com a íntegra do programa Entre Aspas.

Deixe um comentário