[leia] Ufersa investe cerca de R$ 10 milhões anuais em projetos de pesquisa

apiculturaA Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) destina, anualmente, cerca de R$ 10 milhões em recursos para projetos de pesquisa. A instituição desenvolve 170 projetos em diversas aéreas do setor produtivo e também no setor de petróleo, gás natural e energia renovável.


“É importante salientar que esses recursos são extraorçamentários, conseguidos através de financiamentos com diversos órgãos de pesquisas, como o CNPq, Embrapa, Finep, entre outros”, afirma o reitor da Ufersa, professor Josivan Barbosa.


Entre as aéreas do setor produtivo beneficiadas com os projetos desenvolvidos pela Universidade está o negócio rural; apicultura; caprinovinocultura; indústria de cultura e indústria de sal. “A formação dos grupos de pesquisas possibilita trabalhar com as principais potencialidades desse setor”, destaca Josivan Barbosa.


Segundo o reitor da Ufersa, um dos projetos de maior destaque da Universidade é o de apicultura, que é o principal nesse setor do país. “Nós trabalhamos através da tecnologia de produção de mel na região, a partir do melhoramento na qualidade do produto, fazendo com que dessa forma o mel seja mais competitivo, tanto no mercado nacional, quanto no internacional”, explica. A pesquisa também desenvolve um processo de aprimoramento genético das abelhas.


Os projetos de pesquisa existentes na Ufersa possuem hoje um total de mil alunos, entre pessoas que ainda estão na graduação e pós-graduados. “Através dos grupos de pesquisas, o potencial de recursos humanos da instituição cresce, pois é possibilitado um aumento na quantidade de programas de mestrado e doutorado na região”, revela Josivan Barbosa. 


Hoje, a Ufersa disponibiliza dois programas de doutorado, e nove em mestrado.


Outro ponto de destaque na estrutura dos projetos de pesquisa da Ufersa é o número de laboratórios especializados para esse setor. Nos últimos cinco anos, 120 laboratórios foram construídos, em seis unidades acadêmicas da instituição. “São 20 laboratórios por unidade, sendo que em apenas um desses espaços foi investido três milhões de reais”, conta o reitor Josivan Barbosa, acrescentando: “Nosso grande diferencial é o corpo docente, altamente qualificado no desenvolvimento desses projetos”, conclui.

Deixe um comentário