[leia] Maia suspende até terça decisão de comissão que convocou Palocci

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), determinou a suspensão até terça-feira do resultado da votação da Comissão de Agricultura que na manhã desta quarta-feira (1º) aprovou a convocação do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci.

A decisão de Maia é resultado de questão de ordem apresentada em plenário pelo deputado Paulo Piau (PMDB-MG), que pediu a anulação da convocação do ministro pela comissão. A oposição quer que Palocci explique por quais razões teve o patrimônio multiplicado por 20 entre 2006 e 2010, segundo reportagem do jornal “Folha de S.Paulo”. No período, Palocci exerceu mandato de deputado federal e coordenou a campanha presi
dencial de Dilma Rousseff.
“Pelos argumentos que tenho colhido sobre o tema, e considerada a complexidade da questão, e destacando que o deputado Lira Maia (DEM-PA) tem se pautado pelo cumprimento do Regimento Interno, a Presidência não pode desconsiderar que a questão de ordem vem assinada por mais de 30 deputados da comissão que estavam presentes”, afirmou Marco Maia.
Arte denúncias Palocci 27/05 9h50 (Foto: Editoria de Arte / G1)
O presidente da Câmara disse que, antes de tomar uma decisão, quer assistir ao vídeo da sessão, conversar com o presidente da comissão, deputado Lira Maia (DEM-PA), verificar as notas taquigráficas e ouvir parlamentares que participaram da sessão.
“Quero a luz para tomar uma decisão equilibrada”, disse Maia. “Tomarei a decisão final na próxima terça-feira”, declarou.
A votação na comissão
Antes da votação do requerimento apresentado pelo deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) na Comissão de Agricultura da Câmara, o presidente da comissão, Lira Maia (DEM-PA), consultou os integrantes do colegiado: “Os deputados que aprovam permaneçam como estão.”
Os integrantes da base governista, em maioria na comissão, ficaram confusos e nem todos levantaram os braços para rejeitar a matéria. Entre a abertura e o encerramento da votação, passaram-se cerca de sete segundos.
O presidente da comissão, que é da oposição, declarou então a votação encerrada e aprovou o requerimento convocando Palocci.
O requerimento do deputado do DEM solicita a convocação de Palocci para “explicar os termos da consultoria prestada pela projeto a empresas do ramo agroindustrial objeto de denúncia vinculadas na internet”.
Versões
Para a oposição, o governo “comeu mosca” durante a votação do requerimento na comissão. Para os governistas, houve um “golpe”.
O autor do requerimento, Onyx Lorenzoni, disse que o regimento da Câmara foi cumprido.
“O que aconteceu foi que a assessoria do governo dormiu, comeu mosca literalmente.” Segundo Lorenzoni, “muitos [deputados] estavam distraídos e não se manifestaram” quando o presidente da comissão orientou para que os que aprovassem ficassem como estavam.
O líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), e o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, classificaram de “golpe” a ação dos oposicionistas na Comissão de Agricultura.”A base governista, habituada a votar sim em tudo, não prestou atenção na hora de votar. E agora o presidente da comissão está encontrando uma forma de convalidar essa votação. A matéria foi vencida, o requerimento foi aprovado e Palocci está convocado”, disse o líder do DEM, ACM Neto (BA), logo após a votação na comissão.
Para Vaccarezza, a oposição foi beneficiada pelo presidente da comissão, Lira Maia (DEM-PA), que encerrou a votação sem que fosse dado tempo para a manifestação dos integrantes da base.
“Não pode colocar em votação e declarar o resultado sem sequer dar tempo para aqueles que se posicionarem contrário levantessem os braços. Isso foi um golpe. Nós não aceitamos”, declarou Luiz Sérgio.

Deixe um comentário