[leia] Celebração do Domingo de Ramos dá início à programação da Semana Santa

Tempo de preparação, mudança e vida nova. Além de preparar o espírito para a festa maior do cristianismo, a Semana Santa propõe essa reflexão sobre como vencer tudo que mortifica o indivíduo e assim ressuscitar para uma vida de amor baseada nos ensinamento de Jesus Cristo.

Com esse sentimento de renovação, todas as igrejas de Diocese de Mossoró celebram hoje,17, a missa do Domingo de Ramos, dando início à Semana Santa. Assim como para receber o Salvador, que vinha da Galileia, o povo nativo teria cortado ramos de árvores e folhas de palmeiras para forrar o chão onde ele teria passado montado num jumento, os fiéis levarão seus ramos para as celebrações deste dia.

Nos tempos bíblicos, os ramos significam o reconhecimento de Jesus como filho de Deus. Na época, parte da população de Jerusalém que recebeu Jesus com as folhas de palmeiras o teria saudado como rei dos judeus, filho do rei Davi e messias. A alusão dos ramos representa aos paroquianos receber verdadeiramente Jesus no coração.

A programação do Domingo de Ramos tem início às 7h, na Capela de São Vicente, com a bênção e procissão de ramos. Paralelo à atividade, às 8h30, terá a benção dos Ramos dos Ramos na Praça do Seresteiro, seguida de procissão para a Catedral de Santa Luzia. Em outras paróquias haverá programações distintas para celebrar o dia.

A Semana Santa é uma das datas mais importantes do cristianismo, uma vez que relembra os últimos momentos de Jesus Cristos na Terra, onde Ele concretiza o plano de salvação com sua morte no calvário e ressurreição, no Domingo de Páscoa.

Tradicionalmente, a festa que inicia com Domingo de Ramos e tem na Sexta-feira Santa um dos momentos mais importantes. Na data é celebrada a Paixão de Cristo, onde relembra a morte na cruz por amor à humanidade. Para os cristãos, o episódio representa a prova maior do amor de Deus pela humanidade, pois Ele entregou seu filho para morrer na cruz para redimir os pecados dos homens.

O período religioso de maior relevância para os fiéis encerra no próximo domingo, com a festa ápice do cristianismo: a Páscoa do Senhor. A data celebra o que teria sido o momento crucial da Salvação da humanidade. A vitória sobre a morte, com a ressurreição de Jesus Cristo, dando a oportunidade de todos sonharem com a vida eterna.

Deixe um comentário