[leia] Ex-telefonista que salvou cerca de cinco mil vidas na cheia de 1981 é homenageada na Assembléia

A ex-telefonista, atualmente professora do estado, Maria de Fátima da Silva foi homenageada na manhã de hoje (15), durante a sessão solene em alusão ao Dia da Mulher da Assembléia Legislativa, pela deputada estadual Gesane Marinho (PMN), em reconhecimento ao ato heróico por ela realizado, de salvar aproximadas cinco mil pessoas da inundação provocada pelas cheia de 1981 na região do Trairi.

Ao perceber que as fortes chuvas na cidade de Campo Redondo encaminhavam a barragem Mãe D’água para o rompimento, Maria de Fátima decidiu alertar o prefeito da vizinha Santa Cruz, sobre o problema. Porém, havia um agravante: era 1º de abril, o Dia da Mentira, e foi difícil convencer que a notícia não era uma brincadeira, mas sim verdade.

Três horas depois, o município foi devastado pela água. Sua força destruiu 1.044 casas, mas apenas um óbito foi registrado. Em seguida, a telefonista tratou de contatar o Governo do Estado para pedir socorro e atravessou a noite, sob a luz gerada pela bateria de um carro, dando informações aos parentes desesperados em busca de notícias.

Durante o discurso de justificativa, Gesane lembrou que a telefonista representa um grupo de mulheres quase sempre esquecido. “São mulheres que, em gestos silenciosos e longe dos holofotes, ecoam consequências grandiosas para o nosso Estado”, argumentou. Bastante emocionada, Maria de Fátima agradeceu: “O dia de hoje me deixou tão feliz quanto eu fiquei quando salvei aquelas vidas”, resumiu a heroína homenageada.

Fonte: Robson Pires Xerife

Deixe um comentário