[leia] Cirurgias ortopédicas no HRTM são suspensas

Destinada a atender os pacientes cadastrados no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) e no Sistema de Regulação Estadual, as cirurgias ortopédicas em caráter de mutirão, agendadas para recomeçarem ontem, 15, não foram realizadas. A unidade alegou que a suspensão do procedimento foi devido ao não-comparecimento dos anestesiologistas.

De acordo com a direção do HRTM, embora esteja assegurada a realização das cirurgias através do acordo entre a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), Hospital Tarcísio Maia e Clínica de Anestesiologia de Mossoró (CAM), a ausência do profissional citado impossibilitou a execução do serviço.

Conforme a gestão do hospital, apesar da existência de um cronograma de cirurgias ortopédicas para os dias 15, 16, 22, 23, 24 e 25 deste mês, a realização dos procedimentos dependerá da definição dos profissionais vinculados à CAM e à Prefeitura de Mossoró. Enquanto isso, aproximadamente 132 pacientes aguardam pela intervenção cirúrgica há mais de dois meses.

Apesar da afirmação oficial do hospital sobre o motivo do cancelamento das cirurgias, representante da Clínica de Anestesiologia de Mossoró desmente a ausência de profissionais de serviço anestésico no Tarcísio Maia. Segundo Marcelo Gondim, secretário da instituição, existem dois anestesiologistas de plantão. “Os profissionais estão atuando no hospital”, assegura Marcelo Gondim.

O mutirão de cirurgias ortopédicas fazem parte de um novo Plano de Ação, adotado pela atual administração do HRTM. A previsão é que em 60 dias todos os pacientes que necessitem do serviço deveriam ser atendidos. No entanto, o incidente ocasionado deve atrasar ainda mais a espera pelo tratamento.

Deixe um comentário