Alcoolismo na juventude e adolescência


Você pode estar se perguntando: – Porque um assunto desses num site considerado cristão?

Pois é… Assim como existem adolescentes e jovens cristãos que ainda dão ibope para cantores seculares, sempre usando a famosa frase “Não tem nada a ver!”, existem jovens e adolescentes que frequentam Igrejas e estão bebendo escondido de seus pais. Os pais, por eles ou elas estarem na Igreja, se desguarnecem e nem sequer imaginam que seus filhos estão nessa onda de doido.

Vamos lá!

Ser um alcoólatra quando jovem implica em problemas até mais graves do que quando se é adulto. Isso porque o abuso do álcool pode alterar o sistema nervoso que ainda está em formação. O resultado: causa dependência de forma mais rápida e destruidora do que em pessoas maiores de 21 anos, segundo Sérgio Duailib, especialista em dependência química e doutor pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

– Quanto mais precoce se inicia o consumo de álcool, mais cedo a bebida vai atingir o sistema nervoso. Essa estimulação precoce leva à repetição do comportamento de forma bem mais frequente do que em um cérebro de um adulto, que já está totalmente formado e preparado para receber e reagir a esses estímulos.
O resultado das bebedeiras tende a influenciar de forma crítica o aprendizado e a vida social desse jovem.
– A dependência leva à tolerância da bebida e esse jovem vai precisar cada vez mais dela para conseguir o mesmo efeito. Isso vai levar à queda do rendimento escolar e alteração do comportamento.
Tratamento
O alcoolismo juvenil deve ser tratado. O ideal é procurar um médico psiquiatra, que tem condição de analisar o comportamento e administrar medicação adequada, da mesma forma como são tratados alcoólatras de qualquer idade. O diferencial, nesses casos, no entanto, é saber como lidar com um paciente mais jovem. Por isso, Katz indica aos pais a procura por especialistas em tratamento de adolescentes.
– O adolescente é muito mais impulso do que emoção. Com eles tem que se buscar primeiro uma questão motivacional, trabalhar com reforços positivos, e descobrir se ele sofre de outros quadros como ansiedade, déficit de atenção ou depressão, antes de tratar.

Queridos pais e responsáveis, fiquem ligados!

Vocês podem ter um alcoólatra dentro de casa e não sabe… Lembra da frase “os pais são os últimos a saber”?

Últimos a saber e os primeiros e únicos que seguram a bomba no final de tudo.

Acompanhe de perto os passos de seus filhos e filhas, mesmo eles estando na Igreja!
 
FONTE: APODI PRA JESUS!

Deixe um comentário