[leia] Ronaldo anuncia sua aposentadoria ao lado dos filhos no CT do Corinthians

Ronaldo anunciou nesta segunda-feira (14/02) seu afastamento dos gramados

Ronaldo anunciou nesta segunda-feira (14/02) seu afastamento dos gramados

Ronaldo Luís Nazário de Lima, ou simplesmente “Ronaldo Fenômeno” deu o seu adeus nesta segunda-feira (14/02) ao futebol. Ao lado dos filhos no Centro de Treinamento do Corinthians em São Paulo. O jogador agradeceu aos seus patrocinadores, aos clubes e também aos torcedores e com os olhos marejados de lágrimas falou sobre a sua trajetória e os problemas que fez com que ele aos 34 anos, abandonasse o futebol. Segundo o jogador os últimos dias foram de muito sofrimento, pois o corpo não tem obedecido ao que a cabeça comanda.

“São as dores no corpo. A cabeça até quer continuar, mas o corpo não aguenta mais e nos últimos dias chorei como um neném”, disse o jogador.

O contrato de Ronaldo iria até o fim do ano, mas a antecipação do adeus tem dois motivos concretos: a eliminação da Libertadores da América e as próprias condições físicas que já não são as melhores.

Ronaldo lamentou não ter prosseguido no projeto da Libertadores e chorando disse que continuará ainda nos bastidores do clube paulista.

“Essa semana eu tive mais uma lesão e refleti em casa e vi que era o momento. Eu dei o máximo como nunca pensei que daria. Foi na quinta-feira que eu decidi e agora parece que é minha morte pois, é duro abandonar algo em que se tem muito amor”, lamentou Ronaldo.

Ronaldo é o maior artilheiro da história das Copas do Mundo com quinze gols. É um dos poucos jogadores que estiveram dos dois lados de duas grandes rivalidades europeias: ele defendeu os espanhóis Barcelona e Real Madrid e os milaneses Internazionale e Milan.

No Cruzeiro foi o início de uma carreira vitoriosa

No Cruzeiro foi o início de uma carreira vitoriosa

Iniciou seu caminho no futebol no futsal do Valqueire Tênis Clube, transferindo-se cedo para o Social Ramos Clube do Rio de Janeiro, para logo em seguida mudar-se para o São Cristóvão, também carioca. Porém foi no Cruzeiro que se profissionalizou e alcançou a fama como atleta no segundo semestre de 1993.

Foi considerado pela um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

Sua História

Foi com 16 anos que Ronaldo fez sua estreia no futebol profissional, defendendo o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileirode 1993. Na Raposa, foi logo tratado como fora-de-série, sendo o primeiro atleta amador a viver na concentração dos profissionais. Antes do torneio nacional, Ronaldo havia disputado somente amistosos e partidas de nível local pelo Cruzeiro, além de acompanhar a delegação do time à Porto Alegre, onde ocorreria a decisão da Copa do Brasil, contra o Grêmio.

Em 1994, Ronaldo seguiu mais uma vez como destaque do Cruzeiro. O atacante foi o artilheiro do Campeonato Mineiro, com 21 gols. Logo, o jovem jogador chamou a atenção de clubes europeus e, em uma transferência de US$ 6 milhões, vai para o PSV Eindhoven (dos Países Baixos). Ronaldo deixou o Cruzeiro pouco antes da Copa do Mundo de 1994, com uma marca de 57 gols em 59 partidas.

Ronaldo sofreu com contusões no joelho na Inter e no Milan

Ronaldo sofreu com contusões no joelho na Inter e no Milan

Ainda em 1995, seus primeiros problemas no joelho começaram a se manifestar. A primeira cirurgia ocorreria em fevereiro do ano seguinte, após uma ressonância magnética constatar inflamações nos joelhos e calcificação no direito, joelho em que passou então por uma “raspagem” na cartilagem. Apesar da recomendação de passar por uma recuperação lenta, no final de abril Ronaldo já estava de volta aos campos, mas frequentando o banco. A reserva imposta pelo técnico Dick Advocaat começou a irritá-lo. Ronaldo não perdoaria o treinador após ser usado apenas nos quinze minutos finais da decisão da Copa dos Países Baixos. O torneio foi conquistado, no que seria a última partida do jovem na equipe da Philips: voltaria dos Jogos Olímpicos de Verão de 1996 já como jogador do Barcelona.

Ronaldo é o maior artilheiro de Copas do Mundo da História

Ronaldo é o maior artilheiro de Copas do Mundo da História

No meio daquele ano, Ronaldo transferiu-se para o Barcelona, da Espanha, por US$ 20 milhões, à semelhança de sua dupla de ataque na Seleção Brasileira, Romário, outro a sair do PSV rumo aoBarça. Ronaldo faria juz ao dinheiro gasto, fechando o ano de 1996 com dezessete gols em vinte partidas. Acabaria eleito pela primeira vez o melhor jogador do mundo pela FIFA. Suas atuações lhe valeram o apelido de El Fenómeno.

Feliz na Catalunha, foi com espanto que divulgou-se que a Internazionale finalmente conseguira acertar com ele, pagando a multa rescisória de 32 milhões de dólares; a razão teria sido a negação do aumento do salário do atacante.

A temporada 1998/99 começou com a sua convulsão pouco antes da final da Copa do Mundo de 1998 ainda rendendo comentários. A Inter fez um campeonato ruim e viu o outro rival, o Milan, ganhar o título. Ronaldo pouco jogaria pelos por diversos fatores: ora tendinite, ora compromissos com patrocinadores, ora a Seleção Brasileira. E a temporada 1999/00 seria de menos partidas ainda: em jogo contra o Lecce, estourou o joelho e teria de esperar cinco meses para voltar aos gramados.

Recuperou-se no Flamengos da última contusão no joelho ao voltar ao Brasil

Recuperou-se no Flamengo da última contusão no joelho ao voltar ao Brasil

Ronaldo voltou em 12 de abril de 2000, uma semana após o nascimento de seu filho Ronald, em jogo válido pelas decisões da Copa da Itália, contra a Lazio. Mal entrou em campo, seu joelho direito cedeu no primeiro drible, saindo do lugar.

Tempos de mudança vieram após a supreendente Copa do Mundo de 2002. Milão recebeu de braços abertos o comandante do pentacampeonato da Seleção Brasileira. Ronaldo, entretanto, começou a forçar a sua saída. A razão seria a permanência do técnico Héctor Cúper, a quem acusava de usá-lo em campo sem condições físicas. Inicialmente, Ronaldo se ofereceu à sua ex-equipe do Barcelona. Em crise, o clube catalão não podia arcar com a multa rescisória.

O rival Real Madrid então veio e, por 35 milhões de euros, o levou em 31 de agosto, quando se esgotava o prazo para as inscrições na temporada 2002/03.

Acertou sua volta ao Brasil com o Corinthians

Acertou sua volta ao Brasil com o Corinthians

Sem espaço, constantemente criticado pelo seu peso, Ronaldo decidiu deixar o Real no decorrer da temporada. Acertou sua volta à Milão, mas não na Internazionale e sim em um rival: o Milan.

A promissora temporada, entretanto, acabaria para ele em 13 de fevereiro de 2008, no jogo contra o Livorno. Após substituir Gilardino no segundo tempo, Ronaldo, em sua primeira participação no jogo, acabou se lesionando na hora de um salto, saindo de campo em seguida chorando, em uma noite que relembrou a ocasião em que lesionou o joelho contra a Lazio, em 2000.

Após sua saída do Milan, Ronaldo manifestou algumas vezes o desejo de defender o Flamengo, do qual é torcedor declarado. O craque chegou a treinar no clube da Gávea a partir de setembro para recuperar-se da cirurgia no joelho. Já havia sido sondado pelo time do coração no início do ano, quando o Flamengo estava fazendo propostas para a Libertadores da América. Na ocasião, porém, as conversas não prosseguiram.

Mais uma vez os problemas físicos interrompe, agora definitivamente a carreira de Ronaldo no futebol

Mais uma vez os problemas físicos interrompe, agora definitivamente a carreira de Ronaldo no futebol

Ronaldo acertou a sua volta ao Brasil depois de 14 anos pelo Corinthians. Em 9 de dezembro de 2008, o anuncio da contratação do Fenômeno foi feito pelo presidente corintiano Andrés Sanchez através do site oficial do clube. Ronaldo foi campeão logo nos dois primeiros campeonatos que disputou: Campeonato Paulista 2009 e Copa do Brasil 2009 os ultimos títulos do Fenômeno que deixa oficialmente os gramados nesta segunda-feira (14/02).

Deixe um comentário