[leia] Apagão no Nordeste: apenas o Maranhão não registrou corte no fornecimento

RECIFE – O blecaute da noite desta quinta-feira atingiu praticamente todo o Nordeste. Na Região Metropolitana do Recife, o apagão começou por volta das 23h30m e a energia só retornou poucos minutos depois das 2h. O problema afetou oito estados. Apenas o Maranhão não registrou corte no fornecimento de energia.

De acordo com o presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Dilton da Conti, ainda é precipitado apontar o que teria provocado o blecaute. Para ele, o que se pode afirmar é que um problema, que ainda não se sabe qual, provocou o desligamento do sistema.

Dilton da Conti revelou que a causa mais provável é que tenha ocorrido um problema numa linha de transmissão, que teria provocado o desligamento de, pelo menos, três usinas: Paulo Afonso, Xingo e Itaparica. A suspeita é que o problema pode ter ocorrido numa linha de transmissão da Chesf entre as cidades de Petrolândia, em Pernambuco, e Sobradinho, na Bahia.

Entretanto, ele reforça que ainda não se sabe exatamente o que teria provocado esse desligamento. O presidente da Chesf explicou que o desligamento das usinas é um procedimento automático e de proteção do sistema.

Quando há o corte, o próprio sistema tenta o religamento, segundo Dilton da Conti. Quando o sistema não autoriza, significa que o problema persiste. Mas como a energia foi restabelecida, ele acredita que o defeito já tenha sido solucionado.

Ainda de acordo com ele, a demora em relação ao retorno do fornecimento em relação a algumas localidades se deve ao tempo que cada uma das concessionárias, empresa responsável pela distribuição da energia, também normalizarem seus sistemas.

Ele explicou que a Chesf não envia energia diretamente ao consumidor, mas sim para estas companhias, como a Celpe em Pernambuco. E, a partir daí, elas fazem a distribuição para os consumidores.

A equipe de reportagem da Globo Nordeste percorreu alguns bairros do Grande Recife e presenciou a angústia de muitas pessoas que tentavam voltar para casa e foram pegas de surpresa pelo blecaute. A solução encontrada por muitos foi se reunir em locais como postos de combustível para esperar por transporte.

De acordo com a assessoria de imprensa da Celpe, a concessionária não tem relação com o problema. A Celpe informou ainda que espera um posicionamento do Operadora Nacional de Sistema Elétrico (ONS).

Fonte:O Globo

Deixe um comentário