Dezoito governadores são eleitos; 2o turno em 9 Estados

SÃO PAULO (Reuters) – Dezoito governadores foram eleitos neste domingo em primeiro turno –nove deles reeleitos–, e nove Estados terão segundo turno no dia 31 de outubro, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No Maranhão, a disputa só foi definida com quase 100 por cento dos votos apurados, por volta da 1h de segunda-feira.

Os governadores de Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Sergipe e Maranhão foram reeleitos.

Já os Estados de São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins, Mato Grosso e Acre terão nova gestão.

Dilma Rousseff (PT), que teve quase 47 por cento dos votos válidos no primeiro turno, deve iniciar a campanha para a segunda rodada com dez governadores do seu lado.

Já o presidenciável do PSDB, José Serra, que recebeu mais de 32 por cento dos votos válidos, contará com seis governadores eleitos, incluindo alguns dos maiores colégios eleitorais do país, como São Paulo (30,3 milhões de eleitores), Minas Gerais (14,5 milhões) e Paraná (7,6 milhões), que representam 38,60 por cento do eleitorado.

Nesses três Estados, o tucano terá cabos eleitorais importantes, como Geraldo Alckmin, Aécio Neves e Beto Richa. Além disso, o candidato terá ainda a seu favor os governadores do Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Tocantins.

Já os apoiadores de Dilma estão no Rio de Janeiro (11,5 milhões de eleitores), Bahia (9,5 milhões), Rio Grande do Sul (8,1 milhões), Pernambuco (6,2 milhões), Ceará (5,8 milhões), Espírito Santo (2,5 milhões), Mato Grosso (2,1 milhões), Amazonas (2 milhões), Sergipe (1,4 milhão) e Acre (470 mil).

Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rondônia e Roraima vão decidir seus governadores no dia 31.

SÃO PAULO

Sobre São Paulo, onde três candidatos a governador estão com suas candidaturas impugnadas (Paulo Bufalo, do PSol; Igor Grabois, do PCB; e Mancha, do PSTU), o presidente do TSE Ricardo Lewandowski, disse que a expectativa é que os votos recebidos por eles sejam anunciados até segunda-feira.

“Estamos atentos no caso particular de São Paulo. Temos a expectativa de amanhã ter uma posição… Faremos todos os esforços necessários para que a situação seja definida”, disse o ministro a jornalistas.

Embora não tenha citado nomes, o presidente do TSE disse que o recurso de um dos três já teria sido indeferido.

Deixe um comentário