Ambulâncias estão em Natal há 3 meses.

Se encontra em Natal 24 ambulâncias enviadas pelo presidente Lula desde do dia 9 de junho para interiorizar o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU), estão no pátio do Complexo Tático Operacional do Batalhão de Choque, na Avenida Prudente de Morais, em Natal. A expectativa é que estas ambulâncias estejam servindo à sociedade até o final do mês de outubro.

As ambulâncias chegaram ao RN antes da infraestrutura mínima para o funcionamento do Samu nas cidades do interior. “O prazo para a entrega das ambulâncias pelo Ministério da Saúde era outro. Não podíamos deixar de receber ou iríamos perder os veículos”, diz Selma Santiago, diretora do Consórcio Intermunicipal de Saúde do RN, que irá gerir o Samu no interior.

Para funcionar no interior, onde os hospitais têm pouca estrutura e profissionais de saúde, foram criados consórcios regionais nas cidades de Caraúbas, Patu, Alexandria, Pau dos Ferros, Apodi, entre outras. Cidade polo como Mossoró vai receber reforço na Central do Samu para dar suporte às unidades regionais do SAMU na região Oeste.

O prazo inicial para os Consórcios está funcionando era setembro, mas não pôde ser cumprido. Nesse primeiro momento, as ambulâncias irão atender uma região de 60 municípios. Além do Oeste, seriam atendidos também toda a região entre Macau a Baía Formosa. A central de regulação, em Macaíba, será ampliada e bases de apoio serão criadas em 20 dos municípios desta região.

Nas demais regiões, o RN foi dividido em três – ficarão sob a influência das centrais em Mossoró, englobando o Alto Oeste e Currais Novos, responsável pelo Seridó e arredores. Mossoró será ampliado e Currais Novos ganha uma central nova. Nestas duas regiões terão 53 municípios com bases de apoio, como é o caso de Caraúbas e Patu.

A seleção e capacitação dos profissionais já começaram há meses. Serão necessários 900 profissionais. Uma seleção temporária, enquanto não é feito o concurso público, está em andamento, com o edital a ser publicado nos próximos dias. “Tão ou mais importante do que ter estrutura é ter pessoal qualificado”, diz Selma Santiago.

Mesmo com os investimentos, a estrutura existente ainda é precária. Faltam médicos e equipamentos. No caso, o Governo Federal está investimento 21 milhões e o Governo do Estado outros 13 milhões. E as 24 ambulâncias que estão são apenas a primeira etapa de 77 ambulâncias que serão entregues até o final do ano no interior do RN.

Deixe um comentário