Pesquisa mostra empate tecnico

A disputa município a município traz novidades no confronto entre Rosalba Ciarlini (DEM) e Iberê Ferreira de Souza (PSB). A maior mudança foi verificada em Natal, onde Iberê aparece empatado tecnicamente com Rosalba e pela primeira vez a frente de Carlos Eduardo Alves (PDT).

De acordo com a pesquisa, que ouviu 405 natalenses, Rosalba lidera em Natal com 30,6% das intenções de votos, contra 28,6% de Iberê. Carlos Eduardo é o terceiro, com 14,8%. A queda do ex-prefeito de Natal pode ser entendida pelo declínio da sua campanha em nível geral, apontado em todas as pesquisas até aqui.

A campanha também se acirrou em Parnamirim. A vantagem até então folgada de Rosalba na cidade, começa a diminuir. Lá, no entanto, ela disputa o posto de preferida com o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves. Carlos tem o apoio do prefeito Maurício Marques (PDT). O placar é 33,3% para Rosalba, 29,3% para Carlos Eduardo e 17,3% para Iberê.

Os resultados mostraram algumas viradas também. Em Macau, o governador Iberê passou ao primeiro lugar. Ele conta com o apoio do prefeito Flávio Veras (PP). Em Caraúbas, quem aparece em primeiro lugar agora é a candidata Rosalba Ciarlini (DEM). Nas pesquisas anteriores, Iberê vinha liderando. Lá, Rosalba tem o apoio do prefeito Ademar Ferreira.

Influência

Paradoxalmente, o eleitor tem dito que a influência do prefeito é pequena na hora de decidir o seu voto. Pelo menos é o que apurou a pesquisa. Perguntados se o prefeito influencia na escolha de presidente, governador e senador, 13,7% disseram que a influência é maior para governador. 13,3% para presidente e 11,9% para senador. 50.6% disseram que não votariam a pedido do prefeito, enquanto 10,4% não responderam ou não souberam responder.

Placar geral

No placar geral, Rosalba continua liderando com folga: vence em 25, dos 37 municípios pesquisados pelo instituto Start. São eles: Assu, Apodi, Areia Branca, Caicó, Caraúbas, Currais Novos, Extremoz, Goianinha, João Câmara, Jucurutu, Lagoa Nova, Mossoró, Natal, Nízia Floresta, Nova Cruz, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santana do Matos, Santo Antônio, São Gonçalo, São Paulo do Potengi, Touros e Umarizal.

Iberê vence em nove municípios: Baraúna, Carnaubais, Macau, Marcelino Vieira, Monte Alegre, São José de Mipibu, São Miguel, Tangará e Tenente Ananias.

Carlos Edaurdo não vence em nenhum município e há empate em dois deles entre Rosalba e Iberê: Canguaretama e Macaíba.

Deixe um comentário