Hoje é o dia de Amigos da Escola em Apodi

O projeto da Rede Globo é realizado em todo o país e tem como objetivo estimular o voluntariado. No Rio Grande do Norte, as ações do dia vão se concentrar na região do Vale do Apodi.

Palestra sobre segurança e educação no trânsito para alunos do ensino fundamental. Uma alternativa para ensinar os jovens de hoje a serem adultos mais responsáveis nas estradas. O trabalho, que é comandado por policiais e instrutores, faz parte dos preparativos para o terceiro dia temático do projeto Amigos da Escola, que será realizado nesta quarta-feira.

O dia temático do Amigos da Escola acontecem simultaneamente em várias instituições do país. Em Apodi, 21 unidades de educação pública estão cadastradas para participar do projeto que foi criado há 11 anos. Por dia, serão oferecidas atividades, como serviço de saúde, tratamento de beleza e oficinas de artesanato. Tudo feito por voluntários e parceiros.

Voluntariado é mesmo a palavra-chave do projeto que é desenvolvido pela Rede Globo. Contribuir com a escola da comunidade de forma espontânea é uma lição de cidadania que dá bons resultados. Um exemplo é a Escola Estadual Gerson Lopes, uma das mais antigas de Apodi. Pra limpar as paredes sujas, a direção convocou a comunidade, a começar pelos alunos.

“A escola como instituição de ensino, ela trabalha no sentido de conscientizar a sociedade, conscientizar os futuros cidadãos. Desde já, nós sempre buscamos isso: nós trabalharmos para que eles possam nos ajudar limpando, pintando quando necessário”. Comenta o diretor da escola, Ivonaldo Alves.

Com o voluntariado, os alunos agora estudam na semana e ajudam a pintar o prédio nos sábados e domingos. Antônio Carlos ainda não tem muita prática com a tinta e o pincel, mas aos poucos está aprendendo.

“Estamos tentando pintar. É coisa que vamos aprendendo”, diz o estudante, Antônio Carlos. Na sala, a sujeira é grande, mas ninguém se importa. Nem mesmo as meninas ficam de fora do trabalho. Pra manter a escola limpa, todo esforço é bem-vindo.

Para a secretária de Educação de Apodi, ações como essas precisam ser ampliadas, afinal todos nós temos responsabilidades com a escola pública.

“Aquela escola que está próxima, aonde o meu filho estuda, mesmo até que meu filho não estuda, mas que eu sinta a necessidade de dar uma contribuição que ela está necessitando, dentro das funções que eu já faço no meu dia a dia. Que eu possa tirar uma vez ao mês, uma vez ao semestre, mas que eu possa dar a contribuição também naquele serviço da escola”, defende a secretária de Educação de Apodi, Raimunda Freire.

Fonte: Blogueiros do AD

Deixe um comentário