Itep emitirá RG gratuito a partir da próxima segunda

O Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP-RN) vai emitir de forma gratuita o Registro de Identidade (RG) para o eleitor que não tem o documento. O serviço será garantido via parceria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) com a Secretaria de Segurança e da Defesa Social. O eleitor só terá acesso ao voto se apresentar o título e um documento de identificação com foto. Somente a primeira via do documento poderá ser emitida nessas circunstâncias.

De acordo com o diretor do Itep Mossoró, Otávio Domingos Moreira, o acordo foi assinado na última quinta-feira, 29, entre os órgãos responsáveis. “Só terão direito a esse benefício aquelas pessoas que apresentarem atestado de pobreza, ou que não tiver realmente a primeira via da Carteira de Identidade, ou nenhum outro documento com foto, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a carteira de trabalho, entre outros”, disse.

Para obter o documento, o eleitor deverá preencher um formulário que poderá será adquirido no Itep ou na Central do Cidadão, atestando que se encontra em uma situação de insuficiência econômica. “Se a pessoa tiver tirado a primeira via de um desses documentos até 1999, o sistema digital acusará”, continuou.

A emissão do documento poderá ser feita no Itep ou Central do Cidadão entre os dias 2 de agosto e 02 de outubro, munindo duas fotos 3×4, a original do Título de Eleitor, e a Certidão de Nascimento ou casamento. O eleitor só poderá votar nessa eleição portando o documento de identificação.

O Tribunal Regional Eleitoral proibiu o Itep de receber as ‘ordens’ emitidas pelos candidatos, portanto essas não serão aceitas. Em 11 municípios do Estado, que são: Alexandria, João Dias, Pilões, Caraúbas, Macau, Guamaré, Pedro Avelino, São Fernando, Timbaúba dos Batistas, São João do Mipibu, e Nísia Floresta, os eleitores não terão que votar munidos do documento de identidade, já que esses municípios terão eleições com urnas de identificações digitais.

Fonte:Gazeta do Oeste

Deixe um comentário