TÉCNICOS DO CURSO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE VISITAM CLORADOR ARTESANAL NA COMUNIDADE DE PEREIROS

Fonte: Blog do Professor Josiel Gondim

No dia 11 de Dezembro de 2014, o município de Upanema recebeu a visita dos alunos do curso Técnico de Vigilância em saúde do CEFOPE, que vieram até o sitio Pereiro realizar uma atividade estagiaria de coleta de água naquele local. Na ocasião, o grupo conheceu o clorador artesanal instalado naquela localidade e parabenizou o município pela instalação do equipamento, que , segundo os estudantes, é de fundamental importância para o processo de conservação da água que é consumida pela comunidade.

A ideia da instalação do clorador foi do coordenador da vigilância no município Erione Fernandes, que, em pesquisa pela internet, viu que o equipamento havia sido criado no município de São Vicente-RS e resolveu trazer a ideia para o município de Upanema. A ideia de Erione foi elogiada pelos alunos do CEFOPE, sendo sinônimo de sucesso aqui no município e já é utilizada há seis meses, tendo surtido efeitos bastante positivos na saúde da população, que antes da existência do clorador artesanal sofria com o acometimento de doenças advindas do consumo de água impropria para o consumo humano, como disenteria.

O grupo de estudantes do CEFOPE estão concluindo um curso que teve inicio há dois anos e meio e que garantirá a eles capacidade técnica para atuação nas Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador. Dois servidores municipais de Upanema, Francisco José Pinheiro e Josué de Carvalho fazem parte da turma e estão sento qualificados para atuarem nessa área no município.

A turma veio acompanhada do preceptor de estagio em vigilância ambiental Saint Clair Lopes Medeiros, que também parabenizou o município pelo excelente trabalho de tratamento da água feito pela equipe de vigilância municipal.

O grupo ainda conta com alunos de Tibau, Baraúnas,Felipe Guerra, Caraúbas, Areia Branca, Serra do Mel e Mossoró, lembrando que é a primeira turma formada em vigilância em saúde pelo CEFOPE na II REGIONAL DE SAÚDE  em Mossoró.

Deixe um comentário