PROJETO CORDEIRO É APRESENTADO PELO SEBRAE

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) fez nesta quinta-feira (11) a apresentação do Projeto Cordeiro 2017 para os criadores de ovinos de Upanema. A atividade foi realizada na Câmara Municipal e contou com a participação do prefeito Luiz Jairo; secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Nonato Garcia; vereadores Franklin Moura, Higor Bezerra e Ibamar Costa; e cerca de 30 agricultores.

Responsável pela apresentação do projeto, o consultor do Sebrae/RN, médico veterinário Carlos Henrique, explicou como ele funciona e quais as responsabilidade de todos os envolvidos, incluindo a Prefeitura Municipal de Upanema (PMM) e os criadores.
 
Carlos Henrique destacou que os objetivos do projeto são contribuir para uma gestão mais eficiente nas propriedades, com intuito de gerar receitas da ovinocaprinocultura e estabelecer uma previsão de comercialização dos animais e aproximar os criadores aos principais consumidores das carnes de ovinos e caprinos (restaurantes, supermercados, boutique de carnes e outros pontos de comercialização).
 
O trabalho será realizado com criadores que apresentem perfil empreendedor, tenham interesse em aplicar na propriedade novas técnicas de manejo (estação de monta, identificação dos animais, controle zootécnico, reserva de forragem) e que possuam um rebanho acima de 100 animais.
 
Em Upanema, o projeto será desenvolvido inicialmente com cinco criadores já selecionados: Hudson Bezera, Luiz Carlos, Roniere Henrique, Moab Fenrnades e Gilson Peixoto.  A ação também é desenvolvida nos municípios de Governador Dix-Sept Rosado, Baraúna e Mossoró.
 
De acordo com dados apresentados pelo consultor, Upanema tem o segundo maior de ovinos da região com 18.634 animais, sendo superado apenas por Mossoró com 35.902 cabeças.
Os próximos passos serão a continuidade das visitas do Sebrae/RN aos produtores selecionados, cuja atividade é aberta para acompanhamento dos demais agricultores, e a realização de seminários, um deles sobre o manejo sanitário do ovino com a participação de dois técnicos especializados.
 
Após a implantação e desenvolvimento do projeto, o Sebrae-RN e a Prefeitura de Upanema, juntamente com outras prefeituras envolvidas, farão a apresentação da ovinocultura regional em órgãos federais em Brasília/DF para buscar o reconhecimento da atividade através da Rota do Cordeiro, que pode representar a destinação de recursos do Governo Federal para o setor.
 
Carlos Henrique elogiou a participação dos criadores e ao apoio da Prefeitura de Upanema. “É muito difícil reunir 30 agricultores numa atividade como essa, o que mostra a importância da atividade no município. Só tem a agradecer o empenho que a Prefeitura está tendo, inclusive com a presença do prefeito nessa apresentação. Deus quiser iremos desenvolver um bom projeto em Upanema.”, destacou.
 
Selecionado para participar do projeto, o médico veterinário e criador Moab Fernandes falou da importância da iniciativa. “É um projeto interessante, pois garante assistência técnica aos produtores e a garantia da comercialização dos produtos por um preço de mercado justo.”, ressaltou.
 
O prefeito Luiz Jairo colocou o município à disposição do Sebrae-RN e criadores e disse que espera poder contribuir para o melhoramento da cadeia produtiva da ovinocultura. “A Prefeitura vai acompanhar e dar o apoio necessário para que esse projeto tenha êxito e venha trazer ganhos na produção de carne de ovino no município, tendo em vista que esse é o maior rebanho que nós temos no município. Trata-se de atividade econômica importante e que estamos apoiando por acreditar que garante renda para o produtor rural.”, exaltou.

Deixe um comentário