Pesquisa Start/CT pode mascarar resultados nas cidades

Agora há pouco fiz considerações sobre a pesquisa Start em Apodi, mas não poderia deixar de dizer que esses números podem conter um margem de erro enorme, e não devemos nos basear cegamente no que foi apresentado.

É que a intenção da pesquisa é avaliar os números para governo em todo o estado, e a metodologia aplicada é que garante isso, já que alguns candidatos perdem em um cidade, mas é compensado nas outras, muito embora o cenário não tenha se modificado tanto.

Seria leviano de nossa parte dizer que a pesquisa é um retrato fiel do cenário atual, ela serve apenas para dar uma ideia de como as coisas estão se desenrolando.

Os marketeiros dizem que a pesquisa é um retrato do momento, e nesse caso eu diria que esse retrato pode aparecer um pouco desfocado, mas a imagem ao fundo existe, e deve ser levado em consideração.

Nota do blog: Para se ter uma ideia, o número de pesquisados em Apodi deve ter sido na faixa dos 30, e por mais perfeita que seja a pesquisa, não dá para mensurar os votos de toda a população com apenas 30 entrevistados.

Fonte:ApodiBaixo do Pano

Deixe um comentário