“FILHOS DE UPANEMA”: FILHO DE VEREADOR NASCE EM TERESINA, MAS É REGISTRADO COMO NATURAL DE UPANEMA

A campanha “Filhos de Upanema” está sendo realizada pela Prefeitura Municipal de Upanema (PMU) com o objetivo de estimular que os filhos de país de Upanema sejam registrados como naturais da nossa cidade.

No início do mês, o vereador Lamark Carvalho e a sua esposa Clidevania Frota deram um exemplo que deve ser seguidos por todos. O filho do casal, Davi Lamark Frota Carvalho, nasceu no município de Teresina, capital do Estado do Piauí, mas foi registrado como filho de Upanema.

Lamark explica que sua esposa é de Teresina e optou por ter o filho próximo da mãe e demais familiares. Mas, na hora de registrar o menino, nascido em 8 de maio, pesou às origens upanemenses do pai. O vereador falou da importância de se registrar as crianças como naturais de Upanema. “Como o nascimento dos bebês a maioria é em Mossoró, daqui a uns dias a gente, talvez, não ia ter mais ninguém natural de Upanema”, observou.

O desejo de Lamark só foi possível graças a Medida Provisória 776/2017, que permite os pais escolherem entre registrar o local de sua residência ou o local de nascimento da criança. “Agora é um direito nosso, dos pais, decidir a naturalidade dos nossos filhos. A minha esposa também me falou sobre essa campanha que a prefeitura está fazendo. A certidão de nascimento de Davi é a prova que podemos registrar conforme essa nova lei”, ressaltou, colocando-se à disposição para ajudar na campanha visitando a maternidade de Mossoró com a certidão de nascimento do filho para provar que o direito de escolha já é real.

A Medida Provisória, além de beneficiar o lado emocional e estimativo das pessoas, permitirá que o Governo Federal controle melhor as natalidades, os dados de epidemiologia e mapear todos os municípios brasileiros para desenvolvimento de ações e políticas públicas, facilitando o trabalho de acompanhamento por parte dos profissionais que atuam pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O prefeito Luiz Jairo parabenizou Lamark pela atitude e ressaltou que a decisão dele e da esposa devem servir de exemplo para todos os upanemenses. “É importante para o nosso município que tenhamos novos bebês sendo registrados como filhos de Upanema. Então, todos os pais podem ajudar exigindo que no registro a naturalidade do bebê seja de Upanema”, destacou.

Deixe um comentário