O ato de ser HUMANO!

somostodoshumanos-teztoO que é a vida se não pararmos para pensar como verdadeiros SERES HUMANOS? O que é a vida senão um momento de sobrevivência aqui na terra, que nos da à liberdade de podermos construir (ou não) uma conduta memorável de sobre nós mesmos? É importante sempre estancar alguns minutos dos nossos afazeres diários e pensar no nosso cotidiano, nas nossas atitudes e nos nossos propósitos para com a vida.

O fato de sermos seres humanos recai sobre nós a certeza de que, para construirmos um futuro brilhante, será necessário traçar um caminho, tendo em mente que será de longo prazo para nosso crescimento como pessoa (me refiro ao CARÁTER) e, também como agente social contribuinte para o crescimento da sociedade onde vivemos e nos desenvolvemos profissionalmente. Dentro dessa perspectiva surge o ponto crucial para que todos esses laços se desatem: o reconhecimento e sensatez de que somos seres humanos, vivendo em comunidade e que precisamos uns dos outros (de alguma forma) para que o nosso viver seja bem conceituado como cidadão.

Ninguém sobrevive sozinho em lugar algum. Sem trabalho, sem alimentação, até mesmo sem cuidados com a saúde. Somos dependentes dos serviços (públicos) prestados: da educação para o nosso crescimento nos caminhos do saber, da saúde para o bem estar do corpo (e também da alma), do emprego para que haja recursos financeiros para construir parte dos sonhos que temos e desenvolver muitos de nossos projetos que, financeiramente falando precisam de recursos. Mesmo com todos esses pontos importantes para o nosso desenvolvimento como seres humanos, existem outros que são pilares assim todos esses que já citamos: a humildade, o amor, a sabedoria, a bondade, a fraternidade…

            Os sentimentos estão a todo o momento controlando parte do nosso corpo, enraizados no nosso ser e, na maioria das vezes tratando de lembrar a nós mesmos que somos meros seres humanos, seres sociais (vivendo em sociedade) e que temos uma trajetória (quer diga-se que de passagem) com um tempo “determinado” de vida terrena.  As emoções são importantes para que reconheçamos que existem pessoas que precisam de nós, que necessitam de um apoio (seja ele físico, moral, financeiro, motivacional) para seguir em frente em algum momento da vida. Como seres pensantes e HUMANOS devemos ser justos em reconhecer que não conseguiremos sobreviver sozinhos, precisamos uns dos outros! Ser canal na vida de outras pessoas é importante para a alma, dá uma sensação de paz de espírito quando vemos o quanto fomos importantes para o crescimento de alguém, em algum momento da vida.

            Reflita sobre essa mensagem, compreenda que estamos de passagem e que precisamos ir construindo o nosso futuro, mas levando em consideração o nosso crescimento em sociedade. Ajudar a quem precisa é um ato de humanidade; é ajudar a si mesmo; é fazer o bem e agradar a Deus, mesmo sem levar em conta raça, cor, sexualidade, religião, crença ou identidade cultural – a VIDA é mais preciosa que essas características. AJUDE! Reconhecer que somos seres HUMANOS e um Ato de fé e de coragem, que alguns (seja por orgulho ou má fé) jamais saberão!

Coluna: “Um dedo de Prosa”.

Diego Bezerra.

Deixe um comentário