LUIZ JAIRO PARTICIPA DE ENCONTRO COM BANCADA FEDERAL DO RN


O prefeito Luiz Jairo participou nesta segunda-feira, 25, no auditório da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), em Natal, de encontro com a bancada federal, senadores e deputados federais, do Rio Grande do Norte promovido pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN).

No encontro, prefeitos de diversos municípios do Estado reforçaram a necessidade de apoio dos parlamentares aos municípios nesse momento de graves dificuldades financeiras. Foram abordados temas como a repercussão do reajuste do salário e do piso salarial nacional dos professores nas contas municipais. A situação dos municípios que atingiram o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal para os gastos com pessoal e a necessidade de complementação dos recursos do Fundeb por parte dos municípios também fizeram parte da pauta do encontro.

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, prometeu aos prefeitos que vai instalar uma Comissão Especial para discutir o aumento do cálculo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Os prefeitos de todo o Brasil defendem o aumento de 2% no FPM.

O encontro contou com a participação dos deputados federais Henrique Alves, Fábio Faria, Sandra Rosado e Fátima Bezerra, senador José Agripino, além dos deputados estaduais Tomba Farias e Nelter Queiroz.

O presidente da Femurn, Benes Leocádio, observou que a cada dia se fortalece a decisão dos municípios para não votarem em parlamentares que votam contra os municípios. “No Próximo dia 10 de dezembro os prefeitos de todo o Brasil se manifestaram mais uma vez em Brasília em defesa dos municípios, que sofrem a pior crise dos últimos tempos”, ressaltou Benes.

Luiz Jairo destacou que o encontro de hoje foi mais um momento para que os prefeitos pudessem reforçar a cobrança de apoio da bancada federal do RN para a aprovação de medidas que possam ajudar os municípios. “Tivemos uma resposta positiva do presidente da Câmara Federal, mas vamos continuar atentos para que as medidas de ajuda aos municípios sejam colocadas em prática o mais rápido possível”, afirmou o prefeito.

Fonte: Prefeitura Municipal de Upanema

Deixe um comentário