LUIZ JAIRO PARTICIPA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A AFTOSA

O prefeito Luiz Jairo participou neste domingo, 30, do último dia da campanha de vacinação contra a febre aftosa. O prefeito, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Hermes Freire, e uma equipe da secretaria estiveram na localidade rural de Palheiros vacinando o rebanho do agricultor familiar.

Ao todo, a Prefeitura de Upanema disponibilizou três mil doses da vacina para os criadores com até 20 animais, criadores com número maior de cabeças de gado são responsáveis pela vacinação.

Hermes Freire informou que a campanha transcorreu com sucesso e agradeceu a colaboração dos criadores. “Agradecer aos criadores, que prenderam seus animais para facilitar a imunização e foram responsáveis por atingirmos os nossos objetivos”, salientou.

Luiz Jairo destacou que Upanema está fazendo a sua parte, dando a sua contribuição no sentido de erradicar a febre aftosa do Rio Grande do Norte. “Essa doença pode trazer muitos prejuízos, não só com a perda do rebanho, como também na exportação de outros produtos como frutas. Países com febre aftosa têm dificuldade para manter relações comerciais com outros países livre da doença, assimo como o comércio entre os estados fica limitado,”, ressaltou.

Luiz Jairo observou que o rebanho do agricultor familiar foi bastante reduzido em virtude da estiagem dos últimos anos. “Em períodos com chuvas, a prefeitura disponibilizaria cerca de seis mil doses para atender o pequeno criador”, relatou, acrescentando que a Prefeitura está desenvolvendo ações para assegurar que o homem do campo possa conviver com a seca sem ter que ver o seu gado morrer.

Atualmente, o Rio Grande do Norte é reconhecido como área livre de aftosa com vacinação.

Fonte: Prefeitura Municipal de Upanema

Deixe um comentário