Projeto Rádio-escola amplia relações entre professores e alunos no Rio de Janeiro

Há dois anos, um projeto criado pelos coordenadores pedagógicos do Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) 470 Celso Martins Cordeiro, em São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense (RJ), mudou a rotina dos alunos. A rádio “Estação Jovem”, com programação especial elaborada pelos próprios estudantes, faz o maior sucesso desde então. Com o objetivo de se aproximar ainda mais do dia a dia dos jovens, a professora de Artes Elizabete Barreto coordena a turma 2001, do segundo ano do ensino médio, que é responsável pela programação, produzida sempre durante as suas aulas.
“O mais interessante é que os alunos também trazem muitas novidades de casa. Isso significa que eles gostam e se interessam pelo que estão fazendo”, afirma a diretora Cíntia Teles, revelando que cerca de 30 alunos trabalham com muita boa vontade na produção dos programas e, inclusive, estudantes de outras turmas também gostam de sugerir ideias. A cada ano, uma nova turma se torna responsável pela rádio.
A programação inclui apresentações, músicas de todos os estilos, desde a bossa nova até músicas sertanejas e ritmos atuais como o rap e o funk. Outro destaque é a Rádio Novela com episódios produzidos pelos estudantes. Assim, professores e coordenadores pedagógicos interagem com os alunos de uma forma além da convencional.
“Inicialmente, sugeri que deixassem uma música instrumental baixinha durante todo o tempo porque acredito que isso ajuda a acalmar e a relaxar, mas não deu muito certo. Os programas são transmitidos por caixas de som instaladas em todos os cantos da escola durante os intervalos”, conta a diretora.
Com 17 anos de existência, o Ciep 470 conta atualmente com cerca de 370 alunos, do 3º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. O prédio abriga, desde 2003, o polo do consórcio CEDERJ, que engloba universidades públicas com cursos de matemática, pedagogia e ciências biológicas, totalizando 650 alunos. Além disso, há o pré-vestibular social com 150 estudantes.
Projetos estimulam interação aluno-professor
Outros projetos também fazem parte da trajetória do Ciep, sempre com a intenção de proporcionar maior interação dos alunos com os professores. Além da rádio-escola, há projetos de dança, teatro, música e até um jornal, elaborado pelos estudantes. Para a diretora, tudo isso contribui para um aprendizado mais prazeroso.
“A rádio faz o maior sucesso. Hoje mesmo recebi vários recadinhos para a seção ‘Correio do Amor’. Outro fator importante é que conseguimos, através da rádio, fazer com que os alunos escutem o hino nacional, uma vez que tínhamos dificuldades de reunir todos para este momento”, garante Cíntia Teles.
Confira abaixo a programação da “Estação Jovem”:
Segunda-feira: fatos e boatos do fim de semana
Terça-feira: música ao vivo (talentos da escola se apresentam) e Rádio novela
Quarta-feira: Hino Nacional, Correio do Amor e Espaço da Moda
Quinta-feira: Escola em Foco – novidades e projetos da escola
Sexta-feira: as músicas mais pedidas da semana
Fonte: Portal Conexão Aluno/RJ

Deixe um comentário